sábado, 21 de novembro de 2020

JUNTOS NA MISSÃO DE COMPARTILHAR A FÉ

 


 

O tema de nossa 35ª Conferência Missionária comunica uma dupla verdade: estamos juntos, pois compartilhamos a mesma fé, e juntos devemos compartilhar a mesma fé. 

Isto é, todos os que pertencem a Deus participam da mesma fé, da mesma crença, do mesmo evangelho. Estamos juntos nesta crença. Acreditamos nos fatos do evangelho e na interpretação que o próprio Deus nos dá destes fatos. Somos pecadores, e por causa disso, condenados diante do tribunal de Deus a uma punição eterna (Rm 3.23; 6.23b). Mas por pura graça e amor, Deus enviou Jesus, que sofreu esta punição eterna merecida por nós (Rm 3.24-25; Gl 3.10-14). E por causa desta obra de Cristo, qualquer pessoas que em arrependimento e fé abandona seus pecados para seguir a Cristo fica livre da condenação e ganha a salvação ( Rm 6.23b; 1Co 15.1-5).

Uma vez que concordamos, comungamos e compartilhamos esta verdade, devemos partilhar, isto é, comunicar estas mesmas verdades a outras pessoas. Tanto porque o mesmo remédio que nos curou serve para todos os que o quiserem tomar, como porque esta é uma ordem no autor deste evangelho (Mt 28.18-20; Mc 16.15; At 1.8).

O alvo é aquele escrito por João: o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai, e com o seu Filho, Jesus Cristo. (1João 1.3).

            Qualquer tarefa fica menos difícil quando compartilhada com pessoas que podem nos ajudar. Enfrentar desafios, realizar trabalhos e cumprir missões sozinho pode ser estressante e desanimador. Deus sabe disso e, por isso, afirmou que não seria bom para o ser humano vier só (Gn 2.18).

            Na maioria das vezes, Ele preparou companhia para as pessoas que haviam recebido alguma missão: Noé, Abraão, Isaque e Jacó tiveram suas famílias; para Moisés ele preparou seu irmão Arão; Jesus enviou setenta discípulos de dois em dois (Lc 10.1); Paulo procurava sempre trabalhar em equipe. Exercer o trabalho sozinho sempre foi uma exceção e não a regra.

            A missão de evangelizar foi dada a todos os discípulos e não apenas a alguns obreiros (Mt 28.18-20; Mc 16.15; At 1.8).  A Igreja de Cristo tem a tarefa de proclamar o evangelho, de compartilhar a fé. 

            Na carta que escreveu aos filipenses, o apóstolo Paulo chamou aqueles irmãos de associados do evangelho, isto é, sócios no evangelho. Ele agradeceu a Deus pela cooperação no evangelho de todos aqueles irmãos. Afirmou ainda que estava convicto que Deus completaria a obra que havia iniciado na vida daqueles irmãos porque todos eles eram participantes da graça junto com Paulo (Filipenses 1.5,7).  

As palavras “cooperação” e “participantes” são formadas pelo termo “koinonia”, normalmente traduzida como “comunhão”, que expressa um senso de comunhão, solidariedade e responsabilidade compartilhada entre família, grupos ou indivíduos.

Os filipenses haviam se tornado sócios do evangelho por entenderem que tinham uma solidariedade e responsabilidade compartilhada com os que o anunciavam. Eles estavam associados a Paulo tanto na proclamação, como na defesa, confirmação do evangelho e até nas prisões de Paulo por causa do evangelho.  Esta participação ocorreu desde os primórdios de sua fé, e havia permanecido até aquele momento, e Paulo acreditava que continuaria por causa da ação de Deus na vida deles.

Quando me envolvo na obra da evangelização, estou testemunhando que participo deste evangelho, que fui envolvido nele, que faço parte dele. Não sou apenas um admirador, mas um seguidor de Jesus. Além disso, também confirmo que a obra de Deus começou e há de ser completada na minha vida. 

Pois apenas aqueles que compartilham a fé, podem partilhar esta mesma fé!

 

 

Nenhum comentário:

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...