segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

O DESCONTENTAMENTO IMPEDE O DESFRUTAR DAS BÊNÇÃOS


Um constante descontentamento que se manifestava em murmuração caracterizava o povo de Israel no deserto. 


Essa insatisfação reclamava contra os dons que Deus graciosamente lhes havia concedido: o maná, que diária e gratuitamente os alimentava (Nm 11.6); Moisés, que com sua liderança os orientava trazendo a revelação de Deus e os protegia da destruição com sua amorosa intercessão; o sacerdócio de Arão e filhos, que permitia a adoração e comunhão com Deus sem que fossem destruídos (Nm 16.1-19). 

A amargura estava tão arraigada em seus corações, que nem mesmo sinais terríveis contra os revoltosos impediram o ressurgimento das reclamações (Nm 16.23-35,41,42). Apenas a expiação deteve o juízo que traria a completa destruição do povo (Nm 16.45-50). 

        Aquelas pessoas se demonstraram incapazes de desfrutar das bênçãos que Deus lhes derramava naquele deserto: cotidiana orientação através da nuvem, provisão diária com o maná, proteção dos povos inimigos, a constante presença de Deus no tabernáculo e a expectativa de entrar na terra prometida.                             

  Tinham tudo isso, nada necessário lhes faltava. Mas o descontentamento era uma voz teimosa e persistente em seus ouvidos dizendo que tudo lhes faltava. 

       Diante de qualquer contratempo o descontentamento produzia o desejo insensato de trocar não apenas um presente cheio de vida e de possibilidades, como também um futuro numa terra que manava leite e mel, por um passado de morte e juízo (Nm 20.3). 

        Quando a insatisfação se arraiga no coração, nem o céu parece ser suficiente! Tudo parece pouco e com gosto ruim. A gratidão evapora e a murmuração se condensa.                      


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

SUGESTÕES PARA CULTIVAR A PRESENÇA DE DEUS NO DIA A DIA


Tudo que é importante deve ser valorizado. Uma das maneiras de demonstrarmos valor nos relacionamentos é fazer esforço por manter um contato constante com a pessoa que afirmamos amar. Dizer que alguém é valioso e ficar indiferente a ele é desmentir com atitudes o que anunciamos com palavras. 

Outra maneira de demonstrarmos o valor de alguém é aceitar a influência desta pessoa. Quanto maior a importância da pessoa, maior será seu impacto em nossas vidas.

Deus é a pessoa mais importante da nossa vida, pois dependemos d'Ele em tudo, embora nem sempre reconhecemos isso.  Sendo Deus a Pessoa de suprema importância, deve ser grande o nosso esforço por manter contato constante e de permitir que nos influencie. 

Como incrementar nosso relacionamento com Ele? Como permitir que o relacionamento com Ele modele nossa vida?

Segue algumas sugestões que tenho lido e ouvido.

 

1. Quando acordar, escolha que seus primeiros pensamentos sejam para Deus e para Sua Palavra. Agradeça a noite de sono e por mais um dia que Ele lhe oferece como um presente. Lembre-se que a misericórdia d'Ele está se renovando mais uma vez sobre você. Peça que a graça d'Ele lhe cerque, que Sua sabedoria lhe oriente e que o Seu poder lhe sustente. 

 

2. Reserve um tempo no dia para um retiro, isto é, para ter um momento devocional, no qual manifesta sua devoção a Deus. Um momento em que sua alma se retira dos afazeres comuns do dia a dia e se consagra em meditar nos interesses celestiais. Faça sua leitura das Escrituras e escolha uma parte do texto ou um ensino do texto para refletir sobre ele. Ore adorando, agradecendo, confessando, pedindo e intercedendo. 

 

3. No decorrer do dia, sempre que se deparar com num problema ou uma situação difícil, clame a Deus em seu coração, consciente de que Ele está com você. Se o momento for de alegria, eleve um agradecimento a Deus, dirija a Ele seu contentamento e sorriso.    Clame a misericórdia de Deus para com cada pessoa que encontrar. Diante de imprevistos, pergunte a Ele: o que a Tua soberana sabedoria tem para mim com este presente num embrulho que me parece desagradável? 

Em cada momento esteja consciente da presença protetora e amorosa de Deus, e alegre-se por tão admirável e agradável companhia.  Aproveite os lembretes enviados por Ele para pensar n'Ele. Exemplo: ao ver um pardal, lembre-se que Jesus disse que Deus está cuidando de todos eles. Quando se deparar com uma flor bonita recorde que Deus a fez com aquela beleza e que Ele promete cuidar de você de forma mais bondosa.  

4. Ao final do dia, quando se deitar, novamente adore, agradeça, confesse, peça e interceda. Se algum problema vier perturbar sua mente, coloque nas mãos de Deus, pedindo que Ele lhe dê forças e sabedoria para resolver aquilo no dia seguinte, e que Ele também lhe conceda a confiança calma para esperar n’Ele até o próximo dia enquanto descansa. 

O DESCONTENTAMENTO IMPEDE O DESFRUTAR DAS BÊNÇÃOS

Um constante descontentamento que se manifestava em murmuração caracterizava o povo de Israel no deserto.  Essa insatisfação reclamava contr...