domingo, 31 de janeiro de 2010

APLICA-TE À LEITURA



Gastamos o nosso tempo quer queiramos quer não. Tempo não é algo que pode ser colocado numa poupança e guardado para ser usado depois. Fazendo alguma coisa, ou deixando de fazer estamos gastando o nosso tempo. É gastando os minutos e horas do nosso dia, que vemos o tempo passar, um ano se completar, e parece que nada de importante realizamos. Por isso precisamos usar o tempo em atividades que tenham valor, que façam o tempo valer a pena. Creio que é isso que Olavo Bilac quis dizer com este verso:

Trabalhai,porque a vida é pequena E não há para o tempo demora!

Não gasteis os minutos sem pena! Não façais pouco caso das horas!

Uma das tarefas que fazem o nosso tempo valer a pena é a leitura das Escrituras. Este desafio se encontra nas Escrituras. Em 1a Timóteo 4.13, o apóstolo Paulo exorta Timóteo a: aplicar-se a leitura das Escrituras.

Aplicar significa concentrar esforços, energia, e atenção em realizar algo. É o mesmo que devotar, dedicar, apegar-se a algo. A leitura da Bíblia exige nossa vigilância e esforço. Precisamos de dedicação, concentração, e devoção para ler a Bíblia. Por natureza nós não gostamos de ler. Somos tendentes às atividades mais leves, que exigem menos esforço. Se nos dedicamos à leitura, procuramos as leituras fáceis e superficiais. A Bíblia não é este tipo de leitura.

Além disto, o pecado tenta nos afastar da leitura da Bíblia. Sabemos que ao ler a Bíblia nossa vida será corrigida, e como nós não desejamos isto, não lemos a Bíblia. É incrível o tanto de desculpas que arrumamos para não ler a Bíblia. Para ler a Bíblia você tem que ter uma devoção aplicada e concentrada.

Por que ler a Bíblia?

Deus sempre ordenou que sua Palavra fosse lida. Já no Antigo Testamento isto é visto. A Palavra de Deus deveria ser lida para o povo, para que este aprendesse a temer o SENHOR (Deut. 31.11). O rei do povo de Deus deveria ler a Bíblia todos os dias para manter-se temente a Deus e humilde diante do povo que governava (Deut 17.19). As palavras ditas ao profeta Habacuque deveriam ser escritas com tal clareza, que até o que estivesse com pressa poderia ler (Hab 2.2).

A leitura da Palavra de Deus poderia produzir arrependimento, e assim o juízo de Deus seria afastado do povo (Jer 36.6,7). E quando o povo não se arrependeu e o juízo veio, a leitura da Bíblia poderia trazer esperança para o futuro (Jer 51.61). Um reavivamento aconteceu no meio do povo de Deus quanto a Bíblia foi lida e explicada (Neemias 8.8; 9.3).

Notamos a importância da leitura da Bíblia na vida de Jesus. Era costume os judeus lerem a Bíblia na sinagoga (Atos 13.15), e quando Jesus foi à sinagoga ele leu a Bíblia (Lucas 4.16). Jesus apelou à leitura da Bíblia pelo menos por seis vezes, nos debates com seus oponentes, tanto para defender seus ensinos, como para mostrar os erros dos ensinos deles (Mateus 12.3,5; 19.4; 21.16,42; 22.31).

O apóstolo Paulo exortou que suas cartas fossem lidas nas igrejas (Colossenses 4.16). Quando escreveu a primeira carta aos tessalonicenses ele exigiu em juramento que a carta fosse lida a todos (1 Tessal 5.27).

Hoje temos oportunidades que as pessoas dos tempos bíblicos não tinham. Naquela época, poucas pessoas tinham livros, nem todo o crente tinha Bíblia, e nem todos sabiam ler. Se quisessem conhecer a Bíblia, tinham que ir à reuniões ou cultos, onde ela seria lida. Hoje, em cada casa de crente há pelo menos uma Bíblia. A maioria sabe ler. Só falta a aplicação. Só falta a devoção, a disciplina, a vontade. Se uma pessoa dedicar 20 minutos por dia para ler a Bíblia, ele consegue terminar a leitura da Bíblia inteira em um ano. Só vinte minutos por dia!

Vamos nos aplicar à leitura da Bíblia.





3 comentários:

Pastor Edson Sobreira Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pastor Edson Sobreira Alves disse...

Pastor Almir!
O senhor acha que o povo de Deus em nossos dias leêm a Bíblia menos do que os crentes nos dois últimos séculos passados?
Cristo disse que seu povo se perdia por falta de conhecimento da palavra. Podemos perceber que cada vez mais, a leitura bíblica nas casas dos crentes tem diminuido. Parece que as pessoas ocupam o tempo com muitas outras coisas, como horas diante da TV ou intenet (orkut) e não leêm. O que é vinte minutos diante de 24 horas? Mas mesmo assim as pessoas vão dizer "não tenho tempo". Nosso país tem a fama de pouca leitura, aprendemos a ler quando somos convertidos por Deus. Mas muitos perdem logo essa prática. Então devemos incentivar, mostrando sempre a importância e dizendo: "Aplica-te à Leitura". Obrigado pastor Almir, um abraço.

Almir Marcolino Tavares, disse...

Acho que o conhecimento bíblico tem diminuído. Alguns historiadores da Igreja afirmam que em certas épocas passadas os crentes eram mais interessados em aprender sobre sua fé. Uma das razões você já apontou, que é o aumento na diversão (TV, net, etc). Isto impede a pessoa de se voltar para o que de fato é importante.
Mas uma outra razão é a superficialidade e imediatismo que caracteriza nossos tempos. As pessoas querem soluções rápidas, quase mágicas para seus problemas, inclusive os espirituais. Assim, não importa muito verificar o que a Bíblia diz. Pois o aprendizado da Bíblia é feito com tempo.
A busca por sensações também poderia ser apontada como uma das razões para a diminuição da leitura. O experimentar emoções é mais valorizado do que o aprendizado que envolve raciocínio.
Temos que despertar aqueles que estão sob nossa responsabilidade para a leitura pensada da Bíblia.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...