domingo, 25 de maio de 2014

NÃO TEMAS! O PLANO DE DEUS SE CUMPRIRÁ EM TUA VIDA!

          Um medo que pode acompanhar as pessoas que seguem a Deus é o de que os erros de outros venham impedir que o plano de Deus se cumpra em suas vidas. Lembro de uma amiga que, estando apaixonada por um rapaz e sabendo que outra moça também estava interessada no mesmo, argumentava se que aquele rapaz poderia tomar a decisão errada, e assim o plano de Deus (que ela supunha ser casar com ele) não se realizaria na vida dela.
O capítulo 27 do livro de Atos ilustra o princípio de que os erros dos outros não impedirão a realização do plano de Deus em nossas vidas.  
Paulo permaneceu preso por causa do Evangelho por mais de dois anos na Judéia. Então foi enviado para Roma, onde seria julgado pelo imperador.  A viagem havia se atrasado, e a época não era propícia para a navegação. Ele advertiu o centurião romano que a viagem se tornaria perigosa e traria prejuízos, mas este preferiu acreditar no piloto e no mestre do navio e acatou a decisão da maioria, de que era melhor continuar a viagem.
O desastre aconteceu. O navio foi levado por um tufão para alto mar. A carga do navio teve que ser lançada fora, mais de 300 toneladas de trigo. Eles foram envolvidos por uma tempestade tão grande que não conseguiam nem ver a luz, foram 14 dias de escuridão. Chegaram a perder todas as esperanças de que escapariam com vida.
O centurião do navio tomou uma decisão errada, mas Deus garantiu a Paulo de que o propósito d’Ele, de que Paulo testemunhasse em Roma, seria realizado. A decisão equivocada e desastrosa do centurião não impediria que o plano de Deus se concretizasse na vida de Paulo. Nenhuma tempestade, nenhum tufão, nenhum prejuízo, nenhuma decisão errada dos outros impediria o plano de Deus para vida de Paulo. Por isso, Paulo não deveria temer. 
Estamos sujeitos às decisões de pessoas que têm autoridade sobre nós (pais, maridos, chefes, governantes e outros). Algumas vezes estas autoridades tomam decisões desastrosas, mas não precisamos temer, pois temos a garantia de que os erros dos outros não impedirão que o plano de Deus se cumpra em nossa vida.
O texto ainda ilustra outra lição: A garantia de que o plano de Deus vai se cumprir em nossa vida não impede que soframos as consequências doloridas das decisões erradas de outros.
Paulo sofria sem culpa. Ele havia advertido do perigo, mas a maioria decidiu continuar a viagem. Ele estava no mesmo barco que os outros! Por isso, sofreu os mesmos perigos dos outros. A tempestade também o atingiu. 
Algumas vezes o nosso sofrimento é resultado da escolha de outros. Avisamos e alertamos, mas os que nos acompanham teimam em prosseguir no que vai dar errado, e nem sempre conseguimos ou podemos abandonar o barco! Então, a tempestade se abate sobre nós também, e sofremos o prejuízo junto com outros. Nestas horas devemos lembrar: há um Deus no controle, Ele cuida de nós. Nossas vidas estão em Suas sábias e amorosas mãos. Nem sempre o caminho para o cumprimento do plano de Deus nos concede céu de brigadeiro ou mar azul sem tempestades.
Quero destacar um terceiro princípio ilustrado neste capítulo: a garantia de Deus não deve impedir a nossa ação, devemos fazer o que está diante de nós e confiar na bênção de Deus. Paulo tinha a garantia de Deus de que ninguém iria morrer, mas ele exorta as pessoas a comerem, avisando que se não fizessem isso, elas pereceriam. Também avisa o centurião da intenção dos marinheiros de escaparem, ele empreende as ações necessárias, pois o plano de Deus seria cumprido através delas. Deus fez o que Paulo não podia fazer, tocou no coração do centurião para impedir que os soldados matassem os prisioneiros.
A garantia de Deus não deve nos impelir à passividade, mas à ação confiante. Temos que tomar as atitudes corretas que as oportunidades diante de nós apresentam, e confiar na soberania de Deus.
OREMOS POR SABEDORIA E DISPOSIÇÃO PARA EMPREENDER AS AÇÕES NECESSÁRIAS ENQUANTO CONFIAMOS NA SOBERANIA DE DEUS.
Este capítulo é uma excelente ilustração da interação entre a soberania de Deus e a ação humana. Para mais detalhes desta interação entre a soberania divina e ação humana leia o artigo que postei no blog em dezembro de 2012.

2 comentários:

Noemi disse...

hola visitando tu blog, te dejo un afectuoso saludo desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

Peregrina disse...

concordo com tudo o que foi dito, mas ainda não entendo questões "pessoais/específicas" relacionadas ao Plano de Deus... como haver Deus destinado uma pessoa para outra, Ele faz isto? e se um ou outro fizer a escolha errada? como explicar o plano de Deus sobre isto? eu realmente acredito em um plano soberano de Deus sobre a vida de todos os seus escolhidos, o qual é que vivam para Sua glória! mas é muito complicado entender como Deus age diante de situações pessoais como: "e se ele (aquele q Deus "destinou" para mim, se ele desobediente e desorientado, tiver feito a escolha errada?)...mas a questão não é se ele fez a escolha errada, é se realmente Deus faz este tipo de "determinação"...não sei se o senhor verá isto, mas seria uma alegria receber resposta! abraços, Andrezza

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...