sábado, 11 de abril de 2020

POR TER EXPIADO, ELE NÃO MAIS ESPIA


Uma letra trocada pode causar uma grande confusão! Podemos ilustrar com os verbos espiar e expiar, dos quais derivam respectivamente espionagem e expiação. Espiar significa olhar, verificar, espionar, na maioria das vezes com o propósito de prejudicar ou acusar. Jó se queixou de Deus e se referiu a Ele como o Espreitador dos homens, pois ficava espiando os seus pecados, e não lhe deixava em paz (Jó 7.20).   Já expiar...
No Antigo Testamento o verbo expiar era correlato de extinguir ou apagar. Em Isaías 28.18 Deus disse para a liderança do povo de Israel, que alegava ter feito uma aliança com a morte e um pacto com o além para não ser destruída, que a aliança com a morte seria anulada (literalmente “expiada”) e o acordo com o além não subsistiria (isto é, não permaneceria). Jeremias orou pedindo para Deus não expiar nem apagar o pecado dos inimigos que lhe tramavam a morte (Jr 18.23). Algo que era expiado tinha sido eliminado ou apagado. A palavra foi usada também com o sentido de aplacar ou apaziguar a ira de alguém, pois uma ira expiada tinha sido apagada ou extinta (Gn 32.30; Pv 16.14).
A maioria dos usos do verbo expiar e do substantivo expiação, no Antigo Testamento, está no contexto religioso, referindo-se ao relacionamento com Deus. Especialmente tratando da questão do pecado.  Expiar refere-se ao processo pelo qual o problema dos nossos pecados é resolvido diante de Deus. Expiação é o meio pelo qual nossos pecados são perdoados. 
O pecado é uma desobediência à lei de Deus. Como a lei é de Deus, o pecado é também uma ofensa contra Ele. Isso provoca a Sua ira e traz juízo sobre o pecador. Para que esse juízo não se inicie, ou se já começado, cesse, a expiação se faz necessária. 
Deus, como parte ofendida, é quem determina o modo que a expiação deve ser feita. Os ofensores devem submeter-se ao modo estabelecido por Deus. Quando a expiação é realizada, eles são perdoados e purificados e a razão da ira de Deus já não existe mais.
A expiação apagava o pecado. Por isso, a pessoa era perdoada e purificada, sendo aceita por Deus e ficava pronta para servi-Lo (Levítico 4.20,26,31,35; 16.30). Foi dito para Isaías que a tua iniquidade foi tirada (afastada, retirada) e perdoado (literalmente “expiado”) o teu pecado (Is 6.7). Em Daniel 9.24, em um paralelismo triplo, notamos que a ideia de extinguir e apagar os pecados, aparece ao lado de expiar (fazer cessar, dar fim, expiar). Esta é a razão pela qual, algumas vezes, o verbo foi traduzido como “perdoar” em nossas versões, usando a metonímia, figura de linguagem que, neste caso, emprega o efeito no lugar da causa (2Cr 30.18; Sl 65.3). 
A expiação incluía a reparação ou satisfação para com a parte ofendida, por isso carregava também a ideia de resgate, isto é, uma restituição pelo prejuízo causado. Era a expiação que tornava possível o resgate (Jó 33.24). Quando Deus castigou Israel por causa dos pecados de Saul contra os gibeonitas, Davi foi até eles e perguntou: de que modo expiarei, normalmente traduzido em nossas versões como que resgate vos darei. E só depois da expiação feita, foi que Deus se tornou favorável com a terra (2Sm 21.1-14).    
Deus estabeleceu que a vida fosse dada em sacrifício, demonstrando isso através do sangue derramado (Lev 17.11). O animal morto em sacrifício era a expiação, o resgate dado no lugar do pecador. Por isso, havia a cerimônia de imposição das mãos sobre o animal e a súplica que confessava o pecado (Lev 4.15,20; Dt 21.8).
A expiação apaziguava a ira divina, desviando-a (Nm 16.46,47; 25.11-13). No Salmo 78.38 a palavra expia foi traduzida como perdoa. Como o pecado havia sido apagado, a ira também era apagada, deixava de existir. 
Todo o ritual sacrificial do Antigo Testamento era uma figura que apontava e prometia a realidade que ainda viria e se completaria com um sacrifício superior, o sacrifício do Senhor Jesus Cristo. Isso foi proposto pelo próprio Deus (Rm 3.21-25).
Nossos pecados foram um ultraje contra a honra infinita devida a Deus (Sl 90.11). Ninguém dentre a humanidade é capaz de pagar o preço devido. Por isso, o próprio Deus infinito, na pessoa de Seu Filho Jesus, fez-se humano, pois era necessário que Ele se tornasse semelhante àqueles que iria salvar e, assim, fizesse expiação pelos pecados deles (Hb 2.17).
Encarnado, ele cumpriu perfeitamente as exigências da Lei de Deus (1Pd 2.22) e, mesmo assim entregou-se como uma oferta pelo pecado (Rm 8.3), fazendo um sacrifício perfeito, que satisfez plenamente a honra ultrajada de Deus, trouxe o perdão e a purificação para todos os que se submetem a este modo estabelecido por Deus (Hb 9.11-14).
A motivação de Deus foi o amor. Nisto consiste o amor... enviou o Seu Filho como expiação pelos nossos pecados (1Jo 4.10).              Jesus Cristo tornou-se a expiação pelos nossos pecados (1Jo 2.2) 
Para receber este perdão é necessário reconhecer que não há em nós nenhuma possibilidade de resolver nosso próprio pecado e seus resultados condenatórios. Ao reconhecer isso, fazer como o publicano, que clama: Ó Deus, faz uma expiação por mim, pecador! (Lc 18.13). Isso faz com que o pecado seja apagado, a ira desviada e o pecador justificado (Lc 18.14). 
Quando isso é feito Deus não mais espia os nossos pecados, pois eles foram expiados. Portanto: aqueles que foram expiados não são mais espiados!

19 comentários:

Unknown disse...

Grande expositor este Pr Almir Marculino, um forte abraço meu irmão e amigo de oração.

Unknown disse...

*Marcolino

Paulinha Queiroz disse...

Louvado seja Deus por termos pastores como o Senhor pastor Almir,que o nosso soberano Deus continue lhe dando sabedoria para compartilhar conosco!

Ádamo Rocha disse...

Louvado seja o Senhor.

Pastor Edson Sobreira Alves disse...

Importantíssimo a compreensão profunda do verbo expiar. De fato compreendemos melhor o que o nosso Senhor fez por nós na cruz do calvário. Que o nosso Deus continue lhe abençoando, Pastor Almir, com a sabedoria que vem do alto. Um abração do seu amigo Edson.

Unknown disse...

Resumindo, benção de Deus!
É maravilhoso receber a porção da palavra esplanada de forma fiel!!!

Semeador Brando de Lima disse...

Louvado seja o Eterno por tua vida. Nos expôs a Palavra de forma magistral, que o Senhor alcance muitas vidas através de ti meu irmão e pastor, é sempre um conforto para mim ouvir a mensagem do Senhor por seu intermédio e nesse caso ler.

Rafael Landim disse...

Obrigado pastor por compartilhar. Deus seja louvado por tão GRANDE expiação.

Maria disse...

Graças a Deus, meus pecados foram expirados no nome do nosso Senhor Jesus Cristo! Abençoandos sejam seus dias pastor.

Agrimar disse...

Amém! Graças a Deus por Seu dom inefável!

Prof. Henrique Viana disse...

Graças a Cristo não temos mais que recorrer aos sacrifícios de animais para expiar pecados, os quais eram imperfeitos e, por isso, sempre tinham que ser realizados. O sacrifício perfeito de Cristo possibilitou de uma vez por todas a expiação completa de todos os nossos pecados.

Unknown disse...

Deus seja louvado. À Ele toda honra e glória, obrigado pastor. Excelente explanação do tema!

Unknown disse...

Que Deus alcance vidas por meio dessa palavra.

Missionario James e sua esposa Nisa. disse...

Amém.

Madalena disse...

Quando compreendemos o Deus que espia os nossos pecados, nos confrontando através da sua Palavra e que por meio dela também nos apresenta o seu plano redentor que expia esses mesmos pecados, pesa sobre nós o tremor e o temor em nossas vidas no que concerne ao testemunho, o privilégio de nos tornarmos seus filhos e a missão de anunciar as boas novas aos perdidos!Que o SENHOR o abençoe grandemente!

Andreia Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreia Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreia Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elis Augusta disse...

Deus seja louvado pela expiação de nossos pecados! 🙏🙏

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...