sexta-feira, 14 de outubro de 2022

QUAL O FUTURO DA IGREJA?

   
  Observando a situação do mundo, alguém pode achar que o futuro da Igreja de Cristo é sombrio, um futuro sem perspectivas. Mas não é isso que a Bíblia ensina. 
    O Senhor Jesus prometeu que Sua Igreja seria vitoriosa. Em Mateus 16.18, Ele afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja. A figura usada aqui é a de um exército que vai avançando e se depara com uma cidade murada. Naquela época, quando uma cidade era atacada por um exército inimigo fechava suas portas. Os invasores sitiavam a cidade e buscavam meios de contornar aqueles portões. Esforçavam-se escalando os muros com escadas, arremetendo com troncos de árvores contra os portões. Além disso, impediam a entrada de alimentos, ou qualquer tipo de socorro na cidade, de modo que as pessoas da cidade fossem forçadas a se entregar. Em todos os casos, o objetivo era conquistar a cidade. 
     A Igreja conquistará. Ela não será parada nem vencida pela morte. Ela avança contra o inferno, sabendo que o inferno não tem portas que consigam prevalecer contra ela. Sempre haverá barreiras entre a Igreja e seus propósitos, mas essas barreiras jamais serão intransponíveis. Nada irá barrar o avanço da Igreja do Senhor Jesus Cristo, pois Ele prometeu uma Igreja invencível. A história tem demonstrado isso nesses cerca de 2 mil anos de história da Igreja. Nesse período, grandes impérios se levantaram e caíram. Grandes empresas surgiram e faliram. Empreendimentos vitoriosos foram realizados, mas tiveram seu fim. Todavia, a Igreja permanece, apesar de todas as forças que lhe são contrárias. 
    A missão da Igreja é levar a mensagem do Evangelho até os confins da terra (At 1.8). O livro de Atos nos mostra que, nessa tarefa, ela tem enfrentado muitos obstáculos mas, contra todos, tem sido vencedora. Em Atos 12.1-24, temos um exemplo. O rei Herodes, usando seu poder político, econômico e militar, assolou a Igreja. Matou um de seus líderes, mandou prender outro. Mas a igreja prevaleceu, continuou crescendo e se multiplicando (vs 24). Em Atos 7 lemos sobre uma forte perseguição contra a Igreja. Nela Estevão foi executado. Depois, muitos cristãos se espalharam pelo Império Romano (At 8.1). Talvez alguém indagasse: E agora, o que será da Igreja? Embora a perseguição tivesse como alvo fragilizar a Igreja, o oposto aconteceu: a Igreja cresceu, cumprindo sua missão (8.4; 11.19). 
     Participar da igreja é participar de um empreendimento com a certeza da vitória. O próprio Senhor Jesus prometeu isso. As dificuldades, ao invés de atrapalharem, promovem o crescimento da igreja. Nada vai impedir a vitória da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Ela será vitoriosa! Diante do que ocorre no mundo, ficamos assustados, amedrontados, não temos a garantia de que não iremos sofrer aflições, que, aliás, foram previstas por Jesus. Mas não podemos temer o fracasso. Certamente venceremos. As portas do inferno não vencerão a igreja. 
    Também foi prometido que a Igreja será perfeita. No momento, quando olhamos para as igrejas, notamos muitos defeitos, alguns até graves. Mas Deus prometeu que, um dia, sua Igreja será perfeita. Ela não terá um defeito, sequer (Ef 5.25-27). 
     Essa perfeição está descrita em Efésios 4.9-15. Deus está trabalhando, levantando pessoas para trabalharem com a Igreja até que todos cheguemos à medida da estatura da plenitude de Cristo. Essa deve ser a nossa maior expectativa, sob a qual todas as outras são desenvolvidas. O alvo de Deus para todos nós é fazer-nos semelhantes à Cristo, mesmo que para isso sofrimentos sejam necessários (Rm 8.28,29). 
     É preciso ficar vigilante contra a falsa expectativa de uma igreja perfeita aqui na terra. Nosso serviço é parte do processo, mas o alvo só será alcançado no final. É necessário cuidado com aqueles momentos em que parece que nada está acontecendo, que os resultados não são aparentes. Deus está agindo e nem sempre os resultados são visíveis ou palpáveis no momento. O alvo do serviço da Igreja é apresentar todas as pessoas perfeitas em Cristo (Cl 1.28-29). Este não é um alvo muito mensurável, mas ele será alcançado. 
     Atualmente a Igreja é um edifício ainda em construção. Ainda não está completo, mas um dia estará concluído e apresentará sua gloriosa perfeição. Deus usa todos nós, com nossas imperfeições, mas não devemos ficar frustrados ao não vermos a igreja perfeita. Não a veremos perfeita aqui, mas certamente a veremos na ressurreição (2Co 11.2). 
    Também foi prometido que a Igreja será recompensada. Isso é evidenciado nas cartas que Jesus enviou às sete igrejas da Ásia. Apesar de inicialmente destinadas àquelas igrejas locais, elas são para todas as igrejas de todos os tempos, conforme notamos nas palavras de advertência no final de cada carta, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Em cada uma dessas cartas há uma promessa à Igreja, que será vencedora. Vencer, naquele contexto significa resistir, perseverar na fé, não abandonar o caminho de seguir a Cristo. 
   Foi prometido que os vencedores desfrutariam da árvore da vida (não mais morreriam); não sofreriam o dano da segunda morte (a condenação eterna); ganhariam uma nova vida e uma nova natureza; receberiam autoridade e a estrela da manhã; teriam seus nomes gravados no livro da vida e o nome de Deus gravado neles, indicando que pertencem a Deus; seriam feitos colunas no santuário de Deus e reinariam com Cristo (Ap 2.7,11,17,26; 3.5,12,21). 
    Haveria alguma coisa nesse mundo, por mais atraente que seja, que valha a pena trocar por tudo isso? Existe algum sofrimento, por pior que seja, que se deva evitar, e assim perder esse galardão? 
    Trabalhemos em prol da Igreja de Cristo, sabendo que isso não será em vão (1Co 15.58).

Nenhum comentário:

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...