terça-feira, 19 de agosto de 2008

O sucesso e a glória de Deus

Creio que todos os seres humanos almejam ser bem sucedidos, isto é, querem o sucesso. Inclusive os cristãos. Mas aprendemos pela Bíblia que todos nós devemos viver para a Glória de Deus (1 Co 10.31), a busca pela glória de Deus deve ser o motivo regulador de todas as nossas atividades. Pecado é justamente não viver para este fim (Rm 3.23). Como relacionar a busca pelo sucesso e a Glória de Deus?

Sucesso é conseguir o mais alto valor que existe. Todos nós buscamos o que valorizamos. Corremos atrás daquilo que consideramos ter valor para nós. E valorizamos aquilo que acreditamos nos trará a felicidade. Esta busca é correta. O problema é que não conseguimos identificar corretamente os valores que nos trarão felicidade. Há muita coisa que consideramos de valor: riqueza, aplauso, conhecimento, saúde, poder, etc.

Mas não conseguimos correr atrás de tudo isto ao mesmo tempo. Ao perseguir uma coisa, sacrificamos outra. Quem busca poder pode perder a saúde, quem quer conhecimento, pode ficar sem riqueza, e assim por diante. Devemos canalizar nossa energia para aquilo que julgamos o mais alto valor. Aquele pelo qual vale à pena sacrificar as outras coisas, pois com ele está a felicidade. Alcançar este valor é alcançar o sucesso. Qual será este valor supremo?

Nossa vida é eterna, portanto precisamos de um valor eterno. Somos pessoas, portanto precisamos de um valor pessoal. Somos criaturas, não existimos por nós mesmos, portanto precisamos de algo além nós. Somos seres morais, portanto precisamos de algo que seja justo e amoroso, não pecaminoso. Podemos buscar riquezas, aplauso, conhecimento, saúde, poder. Mas o tipo de riqueza, aplauso, poder, conhecimento e saúde que procuramos e conseguimos estão corrompidas pelo pecado e são transitórios, portanto inseguros, e não nos realizam plenamente.

Precisamos de algo que nos satisfaça plenamente. Que seja eterno, pessoal, além de nós, justo, amoroso, e perfeito. Este ser é Deus. Ele é o mais alto valor. Deus nos fornece uma riqueza, um aplauso, um poder, um conhecimento e uma saúde superior. Tudo isto encontramos no relacionamento com Ele. Ele é o maior tesouro, dele podemos receber o mais puro aplauso, Ele é a mais alta fonte de conhecimento, Ele é o maior poder. A verdadeira vida, portanto a verdadeira saúde, está Nele. Portanto, Nele encontramos tudo que ansiamos.

Como se conquista Deus? Como Deus é uma pessoa nós o conquistamos entrando num relacionamento com Ele. Sucesso então é relacionar-se adequadamente com Deus. Agradar a Deus é o sucesso. Agrada-te do SENHOR e Ele satisfará os desejos do teu coração (Sl 37.4). Agradar-se de Deus é encontrar Nele a nossa felicidade e prazer, é fazer Dele a nossa alegria. Como resultado nossos anseios serão satisfeitos. E assim encontraremos o sucesso.

É no relacionamento com Ele que encontramos nossa realização e felicidade. É buscando a glória de Deus que encontramos o sucesso. Pois Deus é o único que pode nos satisfazer.

Nenhum comentário:

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...