sexta-feira, 19 de setembro de 2008

FOCADO

Assistindo algumas competições das últimas olimpíadas minha atenção foi despertada para uma palavra que estava sendo muito usada: “focado”. Um locutor disse que o nadador Michel Phelps estava muito focado, e esta era uma das razões de suas vitórias; foi dito ainda que a equipe de voleibol feminino do Brasil estava muito focada. E assim por diante. Procurei seu significado. Nos dicionários disponíveis não encontrei o adjetivo “focado”, apenas os verbos “focar” e “focalizar”, e o substantivo “foco”.
Pela associação com os verbos e o substantivo, e pelo contexto nos quais o termo foi usado, cheguei à conclusão que focado é alguém que concentrou toda sua atenção em um único ponto, fez de um único alvo todo motivo de seu esforço. Uma pessoa focada é aquela que coloca todo seu pensamento, todas as suas afeições e todas as suas ações no que quer alcançar. É alguém que chegou a conclusão do que é mais importante para ele naquele momento, e por isto dará tudo de si para conseguir.
Gostei da palavra. Ela carrega certa força em sua pronúncia, e nos transmite a idéia de uma pessoa determinada a impedir que qualquer coisa lhe desvie do seu propósito. Já li sobre um atleta que estava pronto para conquistar o primeiro lugar na corrida dos cem metros. Mas na hora da largada lembrou-se de seu pai, e das críticas que este lhe havia feito. Não largou bem, perdeu a corrida. Ele não estava focado. Um vencedor tem que estar focado!
Aqueles que estão na carreira e luta cristã também têm que estar focados. A Bíblia nos diz isto em vários textos, incluindo Hb 12.1 e 2.
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
O autor está escrevendo para uma igreja onde os crentes, por causa das muitas perseguições, estão considerando a idéia de se afastar da fé, alguns até já havia deixado de se congregar (Hb 10.25). Ele mostra que a fé verdadeira é aquela que persiste e não desiste (Hb 10.38,39), apresenta grandes exemplos de pessoas focadas nas promessas de Deus, e mesmo enfrentando dificuldades não desistiram (Hb 11.13-16, 26,27). Depois exorta seus leitores para que fiquem focados em Cristo.
O cristão está numa competição, ele tem uma corrida de longa distância para correr. Há uma multidão que participou da mesma corrida, e chegou. Como numa corrida de revezamento, os que correram antes de nós fizeram sua parte e nos passaram o bastão. Agora dão testemunho da verdade de que vale a pena prosseguir, sendo exemplos inspiradores de perseverança. Mas também são expectadores, aguardando que cumpramos nossa parte, e assim nos juntemos a eles completando o círculo dos vencedores (Hb 11.39,40).
Um cristão focado deixa de lado qualquer coisa que possa atrapalhar sua vida cristã. Dois tipos de obstáculos são mencionados: peso e pecado. Peso se refere a qualquer coisa que não é pecado, mas que mesmo assim atrapalha. Deixa a vida mais pesada para prosseguirmos. Há certas atividades na vida, diversões, passatempos, etc. que não são pecaminosas, mas que nos impedem de ir mais rápido na vida cristã. Além disto, faz com que nossa vida se torne mais cansada. Pecado é tudo aquilo que contraria a vontade de Deus. O pecado facilmente pode nos envolver. É como alguém tentar correr com um vestido comprido, facilmente suas pernas podem ser envolvidas, e ele cair na corrida.
Um cristão focado não desiste nunca, seja brasileiro ou não! Ele resiste a tudo e a todos que queiram fazê-lo parar. Ele persiste em correr, apesar dos problemas que enfrenta. Ele não desanima nem se desespera. Com determinação e disciplina, ele aceita a luta que Deus está lhe apresentando, e com confiança a enfrenta.
Um cristão focado não tem olhos para mais nada a não ser para Jesus. Ele fixa seus olhos em Cristo. Jesus é o seu foco. Toda sua atenção está concentrada em Cristo. Não permite que nada desvie seus olhar, nem que seu coração fique divido, entre o céu e as coisas do mundo. Nenhuma diversão ou distração irá levá-lo a tirar seu olhar de Cristo.
Um cristão focado valoriza mais a alegria de receber o prêmio no futuro, do que o sofrimento do momento. Ele reconhece que a vergonha e o sofrimento do presente não se comparam a alegria e o galardão que irá receber. Foi este o exemplo de Jesus. Ele viu além da cruz, que depois da vergonha e dor que iria passar, haveria a alegria de sentar ao lado do Pai, como Rei vitorioso.
Estamos numa corrida para a eternidade. Uns já desistiram, perderam o foco, olharam para outras coisas, encantaram-se com o mundo, e desistiram. Outros ficaram cansados com as dificuldades e pararam para descansar. Alguns acumularam tanto peso com as coisas da vida, que agora não conseguem avançar. Ainda outros, ao invés de se despojarem do pecado, se envolveram com ele e caíram. Mas, há outros que estão focados em Cristo, e continuam a carreira da fé. Em qual grupo você está?

3 comentários:

Fàtima Regina disse...

O importante neste texto foi nos mostrar as opções de mudar o foco de Cristo, assim como o discípulo, que não só viu Jesus andar sobre as ondas, mas que tambem ao obedecer ao chamado olhando para o Senhor conseguiu dar uns passinhos sobre as ondas, mas desviou seu FOCO, quando foi apreciar a tempestade em seu redor e começou a afundar.Assim somos nós, quando nos deixamos seduzir com os atrativos do mundo, desviando o olhar do nosso alvo JESUS CRISTO,naufragamos no mar do pecado.
Deus o abençõe!
Fátima Regina.

Unknown disse...

Parabéns pela oportuna meditação,
Estamos realmente focar nossa vida em Cristo Jesus.
Deus te abençoe, e te guarde.
Deus por nós!
Abraços.
AntonioTavares.

Unknown disse...

Que maravilhosa mensagem!
Muito me edificou...ví nela a importancia de sempre focar a minha
vida no Senhor Jesus.
Como disse o apóstolo Paulo:
Prossigo para o alvo,para o pêmio
da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
"Que a graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja
com o irmão e os seus!"

Um abraço fraterno,
Creusa.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...