quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como Buscar a Deus


Na procura de um emprego várias maneiras são usadas: envio de currículo pelo correio, ou pela internet; perguntando a amigos; numa agência de empregos; ou ainda pessoalmente nas empresas. O mesmo é verdade na procura de outras coisas, podemos usar o método que preferimos, que for mais conveniente no momento. Mas na busca por Deus não podemos usar qualquer método, apenas o que Ele estabeleceu.

Há uma ordem para buscarmos o Senhor (Amós 5.4,6), mas Como podemos buscar o Senhor? Como Deus é o Soberano, Criador de todas as coisas, Mantenedor de todo o universo, Sábio e Todo Poderoso, é Ele quem deve dizer como quer ser buscado. Não podemos buscar Deus do jeito que nós achamos ou queremos, mas do jeito que Ele quer.

Deus quer ser buscado de coração. Em 2 Cr 12.14, fala que o rei Roboão não dispôs o coração para buscar a Deus. Já o escriba Esdras, fez o contrário (Ed 7.10) A palavra dispor fala de preparar, tornar firme, direcionar, aprontar o coração. Buscar a Deus começa no coração, é uma atividade interna, isto é, uma atitude de vida que direciona o coração, dispõe a vontade, inclina a alma em direção de Deus.

Deus quer ser buscado de todo coração (Dt 4.29 e Jr 29.13). De todo coração quer dizer com intensidade e integridade de todo o ser. Algumas pessoas buscaram a Deus sem sinceridade, (Sl 78.34-37), apenas queriam que Ele os livrasse de suas aflições, era uma busca de boca apenas, não havia firmeza no coração. Em Sua grande misericórdia Deus os atendia, mas como a busca não era sincera, o povo logo voltava aos seus pecados. Esta atitude leviana tornou-se um hábito para o povo de Israel. No tempo do profeta Ezequiel (Ez. 20), os líderes do povo, mesmo em pecado, vinham buscar a palavra de Deus. Mas Deus disse que não suportaria mais isto, aqueles que levantam ídolos em seus corações, e mesmo assim buscam o Senhor, receberão Sua ira (Ez.14.1-8). De todo o coração também quer dizer em todas as fases de nossa vida (1 Cr 16.11), e não como o rei Asa, que buscou a Deus no início de seu reinado, mas deixou de buscar no fim (2 Cr 14.4; 16.12).

Deus quer ser buscado com arrependimento (Is 55.6,7). O reconhecimento do pecado, a tristeza por ter pecado, o desejo de abandonar o erro, são requisitos essenciais para uma busca por Deus.

Deus quer ser buscado através de Sua palavra (Sl 119.10,45,94,155). Buscar a Deus é buscar conhecer os Seus mandamentos. Isto é feita consultando pessoas que têm mais conhecimento de Deus, como o povo de Israel no deserto ia consultar Moisés ( Ex 18.15), ou como o rei Josias que foi perguntar sobre a lei de Deus para a profetiza Hulda ( 2 Rs 22.18). Mas também é feita por iniciativa própria, quando se dispõe o coração para ler a palavra de Deus, procurar compreende-la, e obedecer o que ela diz. Foi assim que Esdras fez (Ed. 7.10).

Deus quer ser buscado com obediência a Sua Palavra. A busca não deve ser apenas para conhecer a Palavra de Deus, mas para obedecer (2 Cr 14.4). È fácil manifestar desejo de conhecer a Palavra de Deus por hipocrisia, ou mesmo orgulho intelectual. Nos tempos do profeta Isaías, o povo manifestava prazer em conhecer a palavra de Deus, e buscava todos os dias, deixava transparecer que praticava a justiça, mas não abandonava os seus pecados (Is 58.1,2). Já o rei Josafá buscou a Deus procurando conhecer e andar nos mandamentos de Deus (2 Cr 17.3,4).

Deus quer ser buscado com exclusividade. Sf 1.3-6. O povo de Judá e Jerusalém, adorava a Deus, mas também adorava a outros deuses, inclusive os astros do céu. Deus não aceitava esta adoração, e considerou que isto era não buscar ao Senhor, mas deixar de segui-Lo. Deus deve ser adorado com exclusividade.

Deus quer ser buscado com oração (Sl 34.4; 77.2). Através da oração manifestamos nosso desejo por estar com Deus, nosso gosto por sua presença. Em situações de muita aflição a busca por Deus pode ser acompanhada por jejuns (2 Cr 20.3), pois o jejum é outra maneira de demonstrarmos nosso anseio por Deus.

Deus quer ser buscado com alegria (2 Cr 15.15). Ele á o maior tesouro que existe, o maior bem que podemos ter. É uma questão de justiça buscarmos a Ele em primeiro lugar, e fazermos isto com alegria, com prazer, satisfação, boa vontade. Tal como o homem que encontrou o campo com o grande tesouro, e transbordante de alegria se desfez de tudo que tinha para comprar o campo (Mt 13.44).

A busca de Deus deve ser feita enquanto ele pode ser achado. A nossa vida chegará a um fim, e aí não adiantará mais buscar a Deus (is 55.6,7).

8 comentários:

Roberia Viana disse...

Infelizmente, muitos buscam a Deus quando estão em apuros, necessitando de amparo e quando tudo estar "bem" esquecem do Maravilhoso e Soberano Deus. Obrigada Pr. Almir, por nos ensinar como buscar a Deus de maneira correta através de Sua Palavra, e que a cada dia possamos buscá-lO de todo coração.

Ani disse...

Essa reflexão realmente ajuda a todos nós compreender de que forma devemos buscar a Deus, e os reais motivos pelos quais devemos fazê-lo... E, principalmente que não podemos deixar pra mais tarde, pois poderá ser tarde demais!
Obrigada pela sábia meditação!

Anônimo disse...

A duas perguntas que nós podemos fazer a nós mesmos...
1ª O que você espera de Deus?
2ª O que Deus espera de você?
Eu creio que quando tivermos as respostas dessas duas perguntas saberemos como buscar a Deus e como direcionar melhor nossas vidas.

Luana Oliveira disse...

Sabe, acho que so em ter posto no google " como buscar a Deus" me leva a crer que anseio a Sua presença. O inimigo nos arma cada cilada, estive na presença do Senhor como jamais estive, verdadeiramente o Espirito Santo morava em mim, foi a experiencia mais maravilhosa da minha vida. Me afastei da congregação q frequentava por n concordar com muitas práticas, e acabei por deixar a minha fé de lado. O pior eh que sinto tanta falta de ter o meu Deus imperando em minha vida, e percebo que as vezes parece que me falta forças! Peço a Deus que me ajude! As palavras que escreveu com certeza eh a chave para uma união maravilhosa com o Senhor...
Parabéns pelos escritos.

Anônimo disse...

Aquilo que mais quero, que mais desejo, que mais gosto e aquilo que mais me dar prazer. É tudo aquilo que me cerca e me envolve, fazendo esquecer de Deus e perder o meu tempo. Tempo este precioso para praticar o amor em todos os sentidos em todas as direções. Vivenciar a vontade de Deus é renunciar a minha vontade, é sacrificar em virtude da obediência ao meu Pai que reside em mim. Mas para isso tenho que decidir buscar a Deus com propósito antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

Pois é , so buscm quando lhes é conveniente. Mas o tempo esta passando ... E Des esta voltando. Assim com isaias 55:6 diz que devemos buscar ao Senhor enquanto se pode achalo , clamar enquanto esta perto, assim devemos fazer

Yuky Marques disse...

Quero muito buscar ao senhor! de todo o meu coração,pois sou pecador e necessito do perdão,peço que orem por mim,agradeço a todos
Yuky Marques

Anônimo disse...

como buscar a Deus?? não e preciso, Deus está em "tudo", e onisciente, e onipresente, o que ser humano não percebeu é que com seu egoismo, suas vontades, seus pensamentos, seus sentimentos, afasta Deus de seu coração.