sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A LUZ PARA OS MEUS CAMINHOS


Nos tempos bíblicos não havia eletricidade. Então as pessoas usavam lamparinas feitas de barros, que eram também chamadas de candeias. Semelhantes às da foto acima . Nelas era colocado azeite e fogo, então passavam a servir de lâmpadas. Elas iluminavam uma casa, ajudavam a encontrar objetos perdidos, e podiam guiar nos caminhos quando em noites sem estrelas (Mt 5.15; Lc 15.8; Mt 25.7)

A Bíblia é comparada a uma destas candeias que pode iluminar nossa vida. 2o Pedro 1.19 diz: Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração

O apóstolo Pedro chama a Bíblia de Palavra profética, i.e. palavra dos profetas. É isto que a Bíblia é, pois Deus usou os profetas para escrever a Sua Palavra.

No texto é afirmado também que fazemos muito bem em prestar atenção a esta Palavra. O termo traduzido como “prestar atenção” também tem a idéia de “trazer para perto”, “segurar algo e manter perto de si”. Depois a Bíblia é comparada a uma candeia, isto é, uma lamparina, que está acesa iluminando um lugar escuro. O lugar escuro é o mundo (João 3.19). A palavra de Deus é a luz que pode iluminar nossa caminhada neste mundo. Até que chegue o dia completo, quando o próprio Deus iluminará nossa vida, devemos nos apegar à Palavra, segurá-la perto de nós, para que nosso caminho seja iluminado.

O Salmo 119.105 diz que Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Mesmo tendo boa visão precisamos de luz para enxergar. A luz nos mostra o melhor caminho por onde devemos andar, aponta os buracos, os tropeços, e os perigos em nosso trajeto. Da mesma forma a Bíblia nos mostra qual o caminho a ser seguido neste mundo. Podemos resumir a função da Bíblia como luz dizendo que ela nos orienta, mostra como devemos viver. Vivemos uma época difícil, de penumbra, precisamos de luz para caminhar. Ela funciona como uma lâmpada brilhando neste mundo escuro, esclarecendo o que é a verdade, iluminando os nossos olhos.

O mesmo Salmo no verso 130 ainda diz A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. “Esclarecer” significa “fazer brilhar”, “iluminar”. Quando a Palavra de Deus nos é revelada, então podemos ver o caminho a nossa frente.

Provérbios 6.23 faz a associação entre a luz e o caminhos da vida: Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida. A Palavra de Deus não apenas ilumina o caminho, Ela é o próprio caminho.

Para enxergar nós precisamos de luz, mas também de visão. Se tivermos luz, mas nossos olhos não funcionarem, ainda estaremos na escuridão. É assim que a Bíblia retrata as pessoas que ouvem o evangelho, mas não o aceitam.

Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4.3,4)

A Palavra de Deus, que é o evangelho. Ela mostra a glória de Deus através de Jesus Cristo. Mas quando estamos cegos não conseguimos enxergar esta luz. Por mais intensa que seja a luz, ela não é vista pelos cegos. Mas a Palavra tem o poder de nos levar a enxergar, de afastar a nossa cegueira espiritual. Ela não é apenas luz, Ela também é instrumento de cura, usado pelo Espírito Santo para abrir os nossos olhos (Atos 26.17,18).

É difícil caminhar na escuridão. Quando precisamos caminhar nas trevas normalmente tropeçamos, até caímos, derrubamos coisas, e ainda podemos nos machucar. Na vida da mesma forma. Quando estamos em dúvidas, sem orientação, ficamos confusos, como que caminhando na escuridão. Não conseguimos enxergar um palmo adiante do nariz. Assim é difícil tomar as decisões corretas, nossa vida acaba esbarrando em muitas coisas, caímos muitas vezes, nos machucamos e até ferimos pessoas.

Mas nossa vida pode ser iluminada, pode ter um caminho claro e brilhante. Com a orientação da Palavra de Deus. A Bíblia é a luz que pode iluminar o nosso caminho. Sua vida está confusa, você tem dúvidas, precisa de orientação? A palavra de Deus é a luz que pode guiar tua vida. Aceite esta palavra. E ande na luz.

3 comentários:

fatima disse...

Linda mensagem, bem direta, DEUS, LUZ E CAMINHO, esse tripé direciona nossas vidas,e me faz crer , que dúvidas, medo e algumas incertezas são sombras, isto é, que a luz do caminho não esta sendo acionada por Deus.
Boa noite, que a luz do nosso Deus esteja contigo e tua casa.
Fátima Regina.

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

Arnaldo Ribeiro disse...

GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudessemos agir tanto divinamente, como diabolicamente; segundo a nossa formação, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).