sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Bíblia é a semente



A palavra que gera a salvação


Quando criança na escola, participei de uma experiência gratificante. Ver o desenvolvimento de um semente de feijão num copo com algodão e água. Foi interessante ver aquela semente gerando uma nova planta que Deus frutos. Isto também pode acontecer com nossas vidas. Algumas vezes queremos mudar de vida. Achamos que ela não está valendo a pena e gostaríamos de ter outra. Mas, então, diante da impossibilidade de termos uma outra vida, ficamos conformados e continuamos tocando para frente esta vida sem graça.


Mas, Jesus ensinou que precisamos sim, de uma nova vida. Que sem uma nova vida não há como entrar no reino de Deus. Veja o que Ele disse em Jo 3.3,5.

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Há dois nascimentos. Nascemos uma vez com a vida que irá findar, a vida que se corrompe. Mas para entrar no Reino de Deus, para ser de Deus, precisamos de um novo nascimento, o nascer do Espírito. Jesus deixou claro que sem este nascimento não podemos entrar no reino de Deus.

Como podemos nascer de novo? Pela palavra de Deus. E este nascimento é produzido pela palavra de Deus. Em Lucas 8.11, Jesus explica a parábola do semeador, e ele diz: Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.

A palavra de Deus é como uma semente. O papel da semente é gerar uma nova vida. A palavra de Deus gera uma nova vida. Você planta uma semente para dela nascer uma planta semelhante. O pai deposita a semente no útero da mãe para nascer outra vida humana.

Qual será a vida que a Palavra de Deus produz?

1 Pd 1.23 responde a esta pergunta pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Podemos ser gerados de novo, de uma semente incorruptível, isto é não perecível. Fomos gerados uma vez de uma semente que perecerá, mas a Palavra de Deus, é viva, permanece para sempre. Ela gera uma vida que nunca acabará, nunca irá perecer.

Ainda Tg 1.18 diz: Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

A vontade de Deus nos fez nascer, mas o instrumento foi a Palavra da verdade. Foi desta semente que nascemos. Para sermos como os primeiros frutos da nova criação que Deus está fazendo neste mundo.

A palavra de Deus é quem gera a nova vida em nós. É através dela que nascemos novamente. Ela é como a semente depositada na terra, ou o mesmo no útero de uma mulher para gerar uma nova vida. E esta vida que ela gera é a vida eterna.

Paulo afirma em Rm 10.17: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Para ter este novo nascimento é preciso fé, e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Conseqüentemente a fé do ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. A fé é uma conseqüência, um resultado do ouvir a Palavra de Cristo. Alguém precisa falar, para que aconteça o ouvir; e pelo ouvir vem a fé.

A palavra de Deus é a geradora da fé. Sem o seu anúncio, não há a audição, e sem esta não há a fé. Este nascer de novo é a salvação.

Esta palavra, quando ouvida e crida nos torna possessão de Deus. É isto que diz Ef 1.13: em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;

Veja a ordem: depois de ouvir a palavra da verdade, esta é o evangelho que salva, depois de crer, a pessoa é selada com o Espírito Santo, isto é marcada como de Deus, recebe seu registro do novo nascimento como sendo filha de Deus, este é o nascer do Espírito.

Precisamos ouvir e crer para sermos salvos. Mas também anunciar esta palavra para que outros sejam salvos. Para que possam nascer de novo e entrar no Reino de Deus.

3 comentários:

Marcos Aurélio Melo disse...

Se a semente não for plantada a árvore nunca irá nascer e os frutos serão impossíveis.
Da mesma forma, o início de tudo na vida cristã reside na semente que é a Palavra de Deus. Só assim uma nova vida nascerá e os frutos serão visíveis, frutos que alegram o coração de Deus.
Um forte abraço, e parabéns por esta comparação tão singela, mas na realidade muito profunda.

Addson Costa disse...

Pr. Almir, foi um prazer visitar seu blog. Pr. Addson Costa.

Roberia Viana disse...

Assim como é maravilhoso podermos ver uma plantinha crescer e dar seus frutos, é ver uma pessoa sendo regenerada e viver em obediência na Palavra da Verdade e anunciar aos outros. Infelizmente, muitos quando plantam uma semente deixam a mercer do tempo e não regam e nem protegem do sol forte, assim são muitos que pregam a Palavra e depois que a pessoa é convertida deixam a mercer do mundo. Agradeço a Deus por sua vida e por nos ensinar a plantar e cuidar das mudunhias até que elas possam crescer sozinhas. Que Deus o abençoe sempre.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...