sábado, 21 de agosto de 2010

COMO HONRAR OS PAIS?


Na postagem anterior tratamos da dívida de honra que os filhos têm para com os pais. Qualquer pessoa que leva a Bíblia a sério concorda que é vontade de Deus que os filhos honrem seus pais. Mas pode-se perguntar: como posso honrar meu pai?

Iremos verificar alguns textos em que direta ou indiretamente a Bíblia fala sobre os deveres que os filhos têm para com seus pais, ou pecados que são cometidos contra eles.

Em Isaías 45.10, há um ai contra aqueles que questionam sua existência diante de seus pais.

O contexto é de advertência contra aqueles que se revoltam contra Deus, e contendem com Ele sobre as condições de sua existência. Uma comparação é feita com um vaso de barro, algo que é frágil e perecível, que não tem poder nem autoridade para contender com o oleiro. É dito que o homem que se levanta contra Deus e os pais, por causa da vida que têm, é como um caco entre cacos que reclama do oleiro. O verso apresenta o absurdo e o ridículo desta situação.

No entando alguns filhos cometem este pecado, especialmente adolescentes. Indagam o porquê de terem nascido. Quando a pergunta é resultado de um desejo de aprender, ela é bem vinda, e deve ser respondida com amor e sabedoria. Mas, quando é resultado de uma revolta diante da vida, de um descontentamento com a existência, acusando os pais como culpados de uma situação que os filhos não gostariam de ter, é uma maneira de desonrar os pais.

Filhos que exigem direitos que estão além das condições dos pais, que reivindicam coisas que os pais não podem dar, e por causa disso se queixam de ter nascido, colocando a culpa em seus pais, estão se comportando como um caco que reclama do oleiro que faz dele um vaso. A atitude correta é a de alegrar-se, pois através de nossos pais, Deus nos deu a oportunidade de viver, e assim desfrutar do amor Dele.

Uma segunda maneira de honrar os pais é a obediência. Isto é muito enfatizado na Bíblia. Veja os seguintes textos: Pv 6.20; 23.22, onde nos é aconselhado a obedecer nossos pais, mesmo quando eles ficarem velhos. E que a desobediência é uma maneira de desprezarmos os pais.

Efésios 6.1,2 nos diz que devemos obedecer, é que isso é uma questão de justiça, e logo depois complementa que devemos honrar nossos pais, que é um mandamento com promessa. Em Colossenses 3.20, a ordem é repetida, só que com outra razão: obedecer aos pais é algo que agrada a Deus. Quando os filhos honram seus pais com obediência, Deus fica alegre. Muitos jovens estão procurando fazer a vontade de Deus, fazer o que agrada a Deus, devem começar dentro de casa, honrando seus pais com a obediência.

Uma terceira maneira de honrar os pais é não falar mal deles. Isto nos é dito em Mt 15.4. O Senhor Jesus ajunta quatro textos do Antigo Testamento para enfatizar esta verdade (Ex. 20.12; Dt 5.16; Ex 21.17; Lv 20.9). Há filhos que vivem falando mal de seus pais, e criticando-os, diante dos próprios pais, e até dos colegas. Com isso estão desonrando seus pais. Nossos pais têm defeitos. Mas foram as pessoas que Deus escolheu para serem nossos pais. Quando os criticamos ou falando mal deles, estamos rejeitando a escolha divina para as nossas vidas. Além de ser uma ingratidão e injustiça, porque não compreendemos tudo que estava envolvido na atitude deles. Mesmo quando nossos pais agem errado, é nosso dever entregar a Deus, crendo que Ele é o Pai acima de nossos pais.

A última maneira que quero destacar de honrar os pais se encontra em dois textos: Mc 7.11,12; e 1Tm 5:4,8. No primeiro destes textos Jesus censura os religiosos de seu tempo por usar erradamente a lei de Deus para impedir os filhos de ajudarem seus pais. Na época não havia sistema de aposentadoria, de modo que, quando os pais não podiam mais trabalhar, caso não tivesses condições de cuidar de si mesmos, seus filhos deviam assumir esta responsabilidade. Alguns filhos faziam acordos com os líderes religiosos, para entregar parte de suas posses, e assim se livrarem do dever de cuidar dos pais. Jesus desaprova isso, depois de citar o mandamento de honrar os pais.

Na carta a Timóteo o apóstolo Paulo deixa claro que os filhos cristãos devem ajudar seus pais necessitados. Ele diz que isso é uma forma de recompensar o que os pais fizeram por eles. E que também isso agrada a Deus. Há filhos, que depois de crescidos, e desfrutando de uma situação boa na vida, não mais se importam com seus pais. Deixam-nos doentes, necessitados e carentes, como se isto não tivesse nada a ver com eles. No verso oito ele afirma que os filhos que não cuidam de seus pais estão negando a fé, e são piores do que os descrentes.

Honrar os pais é um dever dos filhos que professam crer em Deus e seguir a Jesus Cristo. Pode-se fazer isso: agradecendo a Deus por terem pais que lhe deram a oportunidade de viver, ao invés de reclamarem por terem nascidos; obedecendo aos pais; não falando mal deles; e cuidando deles quando eles precisarem.

Filhos, cumpramos nosso dever de honrar nossos pais.

3 comentários:

Antônio Neto disse...

Oi pastor. O sr pode dá uma olhada no meu novo blog? É o predicacrista.blogspot.com
É um blog destinado ao assunto da pregação.
Obrigado.

Anônimo disse...

A Graça e a Paz do Senhor Pastor não vejo meu Pai a mais de 6 anos agora dia 8 de julho de 2011 estarei revendo novamente estarei com ele alguns Dias e quero Honra-lo gostaria de algumas idéias para honra-lo se o Senhor poder me ajudar eu agradeceria meu email é klerison20@hotmail.com desde ja atenciosamente obrigado.

Anônimo disse...

Texto excelente, honrar os pais é a chave.
Deus te abençoe.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...