segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

APROVEITANDO A BOA NOTÍCIA

            Boas notícias nem sempre são bem aproveitadas.
Foi dito a alguém que receberia uma correspondência contendo instruções quanto a um prêmio. Quando a carta chegou, o destinatário estava muito ocupado resolvendo certos problemas, colocou-a de lado para ler depois. O tempo passou e, envolvido em outros afazeres, esqueceu. Um dia, alguém lhe perguntou sobre o prêmio, então lembrou-se da carta. Tendo encontrado, verificou com tristeza que o prazo para a entrega do prêmio havia se esgotado.
            Por desinteresse, incredulidade, preguiça, falta de tempo e outras razões, podemos deixar de desfrutar as boas notícias.       
Os pastores de Belém aproveitaram a boa notícia que lhes foi dada naquela noite do nascimento de Jesus (Lucas 2.8-20). Quando ouviram o evangelho do nascimento do Salvador, eles tomaram uma decisão:  vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Queriam verificar a informação, não ficaram alheios nem indiferentes. Foram atestar pois desejam ir além do ouvir falar. Puderam ver que os fatos comprovavam as palavras e que as palavras explicavam o sentido dos fatos.
A boa notícia da salvação exige uma reação de nossa parte. Algumas pessoas gostam de ouvir, mas ficam apenas nisso. Ouvem, gostam, comentam, mas não verificam os acontecimentos. Não se apropriam da oferta do evangelho. Como um doente que ouve que certo remédio pode curá-lo, mas nunca o experimenta.  Se você tem ouvido o evangelho, mas nunca foi até Cristo para comprovar a verdade da salvação, você está perdendo a boa notícia.
Os pastorem fizeram isso com urgência. Eles foram apressadamente. Não esperaram o dia amanhecer. Não argumentaram dizendo: já é tarde, nós estamos cansados, a mãe do menino está de resguardo, na próxima semana a gente vai. A notícia era boa demais para ser deixada para depois. Algumas pessoas adiam sua decisão de seguir a Cristo. Têm outras prioridades no momento. Acreditam que ainda terão muito tempo. Mas ninguém sabe quanto tempo ainda lhe resta. É preciso urgência, o tempo é hoje.
Depois de comprovar os pastores divulgaram a notícia. Não guardaram apenas para si, mas compartilharam com outros.  É natural contar a outros sobre aquilo que nos fez bem. Quando experimentamos um tratamento que ajudou em nossa saúde, informamos as pessoas que têm o mesmo problema. Quando encontramos um profissional que nos fez um bom serviço, indicamos para pessoas que estão precisando. E assim por diante. Então, quando experimentamos o evangelho, é natural que o partilhemos com aqueles que ainda não o conhecem.
Outra reação que o evangelho produziu nos pastores foi a adoração. Eles glorificaram e exaltaram a Deus por tudo que lhes fora anunciado. A vida deles havia sido mudada. Não eram mais simples pastores, mas pessoas que conheciam o Salvador. Que privilégio! Foram agraciados com o maior e mais necessário de todos os conhecimentos: a notícia da salvação. Tinham a maior das riquezas. A reação mais apropriada era a adoração.
Por isso os salvos cultuam. Prestar culto é reconhecer a imensa bondade e poder de Deus em nos alcançar com a salvação através de Jesus Cristo. O culto é consequência de conhecer a Deus, sua graça e sua salvação. Desinteresse em adorar é sinal de falta de apreço pela salvação.
Mas quero destacar outra reação, a de Maria, que meditava essas coisas em seu coração. Ela guardou com cuidado e foi juntando os acontecimentos para entender cada vez mais. O evangelho não pode ficar na superficialidade de nossa vida. É uma notícia com muita profundidade. Por isso, deve ser pensada e meditada para ser cada vez mais compreendida e desfrutada. Alguns ficam apenas nas beiradas do evangelho, não adentram para conhecer sua riqueza. Pobremente desfrutam apenas migalhas, diante de uma mesa farta para toda eternidade. Pense, medite, raciocine sobre o evangelho. Leia cada vez mais a Palavra, pedindo que Deus lhe oriente e aprofunde-se no conhecimento d’Ele.
O pastor Jenuam Lira compartilhou uma experiência que ilustra isso. Quando esteve no Havaí, teve a oportunidade de fazer um passeio a beira mar para ver baleias fazendo evoluções na água. Todos que estavam no ônibus se encantavam e vibravam, menos um: o motorista. Ele estava tão acostumado com aquela cena, que não via graça nenhuma.
Isso pode acontecer conosco. Podemos ficar tão familiarizados com a graça do evangelho, que ele se torna sem graça para nós, como se perdesse a graça. É isso é uma desgraça. Meditemos na mensagem, pois iremos ver que ela tem graça sobre graça.
Que neste ano de 2016 possamos aproveitar com profundidade a boa notícia do evangelho!



2 comentários:

Unknown disse...

Amém, que todos nós possamos seguir,crescendo em conhecimento de Cristo,até que possamos estar vazios de nós, e que a graça seja pra nós sempre o motivo da nossa alegria.

Unknown disse...

Amém, que todos nós possamos seguir,crescendo em conhecimento de Cristo,até que possamos estar vazios de nós, e que a graça seja pra nós sempre o motivo da nossa alegria.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...