domingo, 28 de fevereiro de 2021

O AMOR EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

 

 

 

O desejo de transformar o ente amado para que ele se enquadre em nossa vontade e expectativas, e satisfaça nossos anseios, parece comum nos vários relacionamentos. Esse exercício demanda grande esforço e provoca elevados níveis de estresse e frustração. Por que agir assim? Por que não se contentar com o que a pessoa amada pode oferecer?

 

  

Penso que essas palavras de George MacDonald podem explicar esse desejo: 

O amor sempre tem em vista a beleza daquilo que contempla. Onde a beleza é incompleta e o amor não pode amar sua plenitude de amor, ele se gasta mais para torná-la mais amável, para que possa amá-la mais. O amor busca a perfeição, ainda que ele mesmo possa ser aperfeiçoado — não em si, mas em seu objeto […] Portanto, tudo que não é belo no amado, tudo que está entre o amor e o que é amado e que não é da natureza do amor, deve ser destruído. E o nosso Deus é um fogo consumidor.[1]  

O contexto deixa claro que MacDonald está referindo-se ao amor de Deus. Essa verdade tem sua origem nas Escrituras. Paulo, em Romanos 8.28 e 29, afirma que Deus faz com que tudo trabalhe conjuntamente para o bem daqueles que Ele chamou conforme o propósito que ELE tem para eles de serem semelhantes ao Seu Filho Jesus Cristo.  Este argumento do livro é concluindo com uma frase afirmando que nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.39).   Novamente Paulo, em Efésios 4.11-16, diz que este é o alvo de Deus para o Seu povo. Isto é, que todos sejam aperfeiçoados ao ponto de se tornarem pessoas maduras, tendo como padrão a pessoa do Senhor Jesus Cristo. 

Nesse processo, Deus vai consumir, isto é, vai destruir, tudo que não esteja conforme esse amor. Esta foi a oração expressa pelo salmista no Salmo 139.23,24.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;

 prova-me e conhece os meus pensamentos; 

vê se há em mim algum caminho mau, 

e guia-me pelo caminho eterno.

 Deus está no direito de agir assim porque Ele é o Absolutamente Perfeito e conhece com toda exatidão o que é a perfeição. Sendo, Ele mesmo, o padrão de perfeição e onisciente, isto é, conhecedor de absolutamente tudo, Ele não comete erros e não têm conceitos errados. Ele mesmo não está sujeito ao processo de aperfeiçoamento.   Também, por ser Onipotente, Ele tem a capacidade de agir e controlar todas as situações para produzir o que Ele almeja na vida de seus amados. 

Além disso, Ele tem a autoridade de transformar as pessoas. Essa autoridade lhe é assegurada por ser Ele o Criador de tudo (Ap 4.11) e também por ser o Resgatador de Seu povo, por Ele comprado por altíssimo preço (1Pd 1.18-20). 

O elemento complicador, no caso do amor entre os seres humanos, é que, por sermos pecadores, nossa visão de aperfeiçoamento é egoisticamente autocentrada. Temos a tendência de considerar como perfeito e bom apenas aquilo que nos agrada e de que julgamos precisar. Mas, nossa finitude e pecaminosidade, com frequência, nos levam a nos agradarmos daquilo que nem é bom nem perfeito embora, com nossas mentes turvadas pelo egoísmo, tenhamos sérios problemas em admitir isso.

O desejo de mudar as pessoas que amamos, quase sempre, é fruto da nossa arrogância, que se julga capaz de saber o que é melhor para essas pessoas, de acordo com nossa visão de perfeição.

Este anseio pode levar a uma frustração e insatisfação, porque passamos a exigir plena satisfação no relacionamento. Lembro do trecho de um romance que expressava isso: 

"- O tempo que passávamos juntos era de alguma forma...completo. O problema era que isso não era o suficiente. Eu não estava plenamente satisfeita. 

           - Talvez não seja possível ficar plenamente satisfeita."  

(Alan Titchmarsh, "O amor e o Dr Devon", edição da Seleções do Reader's Digest, pg. 248)

        Exigir plena satisfação nos relacionamentos neste mundo é esticar a corda além do limite que ela pode aguentar. Muitos relacionamentos acabam porque alguém exigiu perfeição do outro. Neste mundo manchado pelo pecado, os bons relacionamentos carregarão muita satisfação e alguma insatisfação. Para quem quer tudo, pode sobrar o nada. Para os que não suportam alguém imperfeito, sobra o ninguém perfeito. Cada um deve verificar o que considera essencial e o limite suportável e depois relevar o que passar disso.

 Por isso, nosso amor precisa ser aperfeiçoado no amor de Deus. Primeiro, buscando enxergar o que é perfeição de acordo com o padrão de Deus. Nosso alvo deve ser que as pessoas amadas por nós se tornem semelhantes a Jesus. Não que elas vivam para satisfazer nossos anseios e desejos. 

Depois,  necessitamos colocar nas mãos d'Ele aquilo que consideramos defeituoso nas pessoas que amamos e não temos o poder de mudar. Sabendo que o mesmo Deus que nos aperfeiçoa também está trabalhando no aperfeiçoamento delas. Assim, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1Co 13.7). 



[1] Lewis, C.S , George MacDonald: uma antologia, (Trad. Carlos Caldas) RJ: Thomas Nelson do Brasil. Pg. 34 

 

10 comentários:

Unknown disse...

Deus sempre chega na hora certa com seus ensinos.
Aleluia!

Unknown disse...

hoje com a misericordia de Deus em minha vida , eu aprendi a não querer que o meu amado seja do meu jeito, e sim, aceitando e esperando na vontade de Deus.
louvo a Deus por ter um pastor que se preocupa com suas ovelhas.

Aureni Carneiro disse...

E que o amor de Deus nos ensine a amar da forma mais parecida com a Dele.

Unknown disse...

Devemos amar como Jesus nos ama, incondicionalmente.

Unknown disse...

Muito edificante.👏👏👏👏👏👏

Rony Coelho [em Espera] disse...

Ótimo texto. É uma luta muito difícil não querermos que as pessoas q amamos se adequem às nossas vontades egocêntricas. Por outro lado, precisamos estar humildemente dispostos tanto a sermos instrumentos de Deus na transformação dos que amamos quanto também nos permitirmos ser transformados por eles.

Elis Augusta disse...

Palavras sábias, eu estava precisando ler🥰

Unknown disse...

Amém pela mensagem. Ensina -me Deus a desgarrar do meu egocentrismo.

Andreia Gonçalves disse...

Sempre sábias palavras, sempre Belo texto!Que nosso Deus molde seu caráter em nós. É nos aperfeiçoe Nele é para Glória Dele. Só Ele, tem poder para mudar o outro. Que nosso Deus nos livre da arrogância e do egocentrismo. Sonda-nos ó Deus e nos guia por teus Belos e Perfeitos Caminhos...

Unknown disse...

eu sempre achei que mudaria alguém é quisesse perfeição. mas Deus tem me feito aprender q não sou perfeita e que preciso da perfeição Dele. através dessas meditações nos edificamos e aceitamos q precisamos mudar a cada dia. amém.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...