terça-feira, 2 de janeiro de 2024

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA - 1ª Parte






Eles estavam desanimados, frustrados e sem esperança. Sentiam-se vulneráveis diante dos poderes que dominavam o mundo. Eram exilados cativos, vivendo sob o domínio do maior império de sua época, trabalhando nos extensos e numerosos canais dos rios da Babilônia. Diante disso, indagavam se Deus ainda se importava com eles. 
 

O domínio babilônico tinha causado um impacto devastador em suas vidas. A Babilônia já os havia dominado em duas campanhas. (2Rs 24.1-17). A terceira cercou a cidade por dois anos. Podemos imaginar o estado de medo e privação que seus habitantes enfrentaram. Quando a resistência acabou, os muros foram rompidos e a cidade invadida (2Rs 25.1-22).  Com a invasão, vieram os assassinatos, os estupros, a destruição das propriedades, a perda das instituições públicas que sustentavam a vida em comunidade, enfim, o caos. Criando uma situação de extrema privação, desorientação entorpecimento e anarquia. 

Calcula-se que mais da metade da população de Jerusalém foi levada cativa, morreu ou fugiu durante o cerco[1]. O país foi destruído, a capital arrasada e, aquilo que mais prezavam, o templo, que era o sinal da presença de Deus entre eles, foi demolido e queimado. O rei, que era o ungido do SENHOR, e os sacerdotes, que deveriam funcionar como os representantes de Deus no meio deles, foram aprisionados e tornados cativos também. Parecia o fim definitivo da dinastia davídica e a falha das promessas que Deus havia feito. Todas as suas esperanças foram transformadas em cinzas com tudo de valor que havia em sua amada cidade.

 Além disso, ficaram os terríveis efeitos psicológicos sobre os familiares sobreviventes: a perda de entes queridos, a violência que testemunharam e que se agarrava em suas memórias, as agonias da deportação e migração forçadas e a insegurança quanto ao futuro em uma terra estranha. Com tal peso sobre os ombros, andavam curvados sob o desânimo e a desesperança. Dominados pela apatia, se perguntavam se Deus os havia rejeitado para sempre. Outros sentiam-se tentados a apostatar, escolhendo adorar as divindades de seus poderosos oponentes. 

Onde encontrar ânimo para perseverar numa situação assim? Na Palavra de Deus. Antes que tudo isso ocorresse, o profeta Isaías havia anunciado o conforto de Deus e receitado o remédio para esta situação: relembrar quem Deus era. No conhecimento de Deus, encontrariam ânimo e teriam suas forças renovadas (Is 40.12-31). 

No belíssimo texto escrito em linguagem poética e cheio de perguntas retóricas que visavam persuadir e mudar o ânimo do povo, Isaías os lembra de que seu Deus era incomparável e imensamente grande, a ponto de conter na Sua mão toda a água do mundo, medir a extensão dos céus a palmos e pesar toda a terra em uma medida. Ele também era autossuficiente, nunca dependeu de nada nem de ninguém e soberano, pois os poderes deste mundo eram como pingos que caem de um balde puxado num poço, ou como a poeira que fica numa balança, depois de pesado o cereal. 

Diferente dos ídolos, que dependiam da iniciativa, da perícia e de entendimentos humanos para terem alguma estabilidade, Deus estava assentado no Seu trono, contemplando todos e não sendo ameaçado por ninguém. Diante d’Ele, os poderes desde mundo são como ervas do campo: nascem, crescem e desaparecem rapidamente. Ele, por ser grande em força e poder, é o Criador e Sustentador de tudo, sabe com exatidão o número e nome de cada estrela, cuida de todas elas a ponto de nenhuma delas faltar. 

Diante de um Deus assim, como pensar que Ele havia se esquecido ou abandonado o Seu povo? Que Ele não mais se importava? Que não estava interessado na sua vida? Se Ele era capaz de cuidar das estrelas e controlar os poderes do mundo, como não cuidaria e se importaria com Seu povo? Por que se deixar dominar pelo sentimento de abandono, solidão, desprezo e desesperança? 

Considerar-se abandonado e esquecido por Deus demonstrava não ter compreendido quem, de fato, é o Deus das Escrituras. Será que você não sabe? Ou não ouviu? Que o Deus Eterno, o SENHOR, Criador dos limites da terra não se cansa e nem se fatiga? Que seu entendimento não tem limite? (Is 40.29). 

Ele é o Eterno, sem princípio e sem fim, portanto nada no passado ou no futuro está fora de seu conhecimento. É o Criador de toda a terra, por conseguinte, não há nação ou grupo de pessoas fora de Seu conhecimento ou controle. O Seu poder para administrar os assuntos de milhares de estrelas nos céus e de milhões de pessoas na terra nunca o fatiga ou o enfraquece por exaustão. Sua sabedoria é ilimitada, por isso não há pontas soltas ou circunstâncias incontroladas do destino que ultrapassem Sua soberania.  Deus está envolvido com cada período de tempo, cada espaço do universo, cada pormenor da vida e sua total compreensão do que aconteceu, acontece ou acontecerá em todo o céu e terra.[2] 

O Criador dos limites é ilimitado. O Seu poder é inesgotável. O Seu conhecimento insondável. Ele pode fazer o que quiser e quando quiser. Sua demora não pode ser considerada como incapacidade, impotência ou ignorância. Nós não sabemos tudo d’Ele e de Seus planos, mas Ele conhece tudo sobre nós. 

Porque Ele é o 'Deus eterno', não há maneira de a Sua força ter diminuído. Ele 'não se cansa'. Nem perdeu a sabedoria necessária para lidar com as necessidades do Seu povo.[3]

O Deus que sustenta as estrelas também sustenta seu povo.[4]

Nada esteve ou estará escondido de Deus, nenhuma questão de justiça foi ou será negligenciada por Deus. As provações e tempos difíceis que o povo de Deus passa não são causadas por Sua falta de poder ou cuidado. Os tempos difíceis surgem porque as pessoas estão fracas ou cansadas, porque pecaram ou porque não compreendem alguma parte dos planos de Deus. Podemos ficar confusos porque o modo e o tempo de Deus não são os nossos, mas jamais devemos pensar que nossas dificuldades são por causa de Sua fraqueza, negligência, injustiça ou incompreensão.[5]  

Conhecer a Deus, relembrar Seu poder, Sua soberania, Sua sabedoria e Seu amor é o que precisamos para enfrentar mais um ano com ânimo renovado. 



[1] Kim , Hyun Chul Paul, Reading Isaiah: A Literary and Theological Commentary, Reading the Old Testament Series (Macon, GA: Smyth & Helwys Publishing, Incorporated, 2016), 8–9.

[2] Smith, Gary, Isaías 40-66, vol. 15B, The New American Commentary (Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 2009), 121

[3] House, Paul R., Isaiah: A Mentor Commentary, vol. 2, Mentor Commentary (Ross-shire, Grã-Bretanha: Mentor, 2018), 287-288.

[4] Grogan, Geoffrey W., “Isaiah”, in The Expositor’s Bible Commentary: Isaiah, Jeremiah, Lamentations, Ezekiel, ed. Frank E. Gaebelein, vol. 6 (Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1986), 246.

[5] Smith, Gary, (2009), 122.

28 comentários:

Anônimo disse...

Luiz Flor. Texto excelente. Cheio de movimento. Entusiasma a alma.

Anônimo disse...

Como é bom saber que temos um Deus de misericórdia, apesar de nós.

Anônimo disse...

Maravilhosa mensagem. Deve ser compartilhada o máximo possível

Anônimo disse...

Benção de Deus... gratidão

Valdemar disse...

Igreja remanescente do Senhor, avante. Ele nunca se cansou e nunca se cansarà. MARANATA VEM JESUS!!

Pedro disse...

DEZ. 🙌 👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

Belíssimo texto

Anônimo disse...

Bênção! Quão grande é o Senhor.

Anônimo disse...

Adriana Silva:> Prossigamos para o alvo; que tenhamos uma vida de rendição e entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo até que nada mais importe.

Anônimo disse...

Muito atual este texto e super edificante trazer a memória a magnitude do nosso Deus. Que o nosso Deus continue abençoando e sua vida Pastor

Anônimo disse...

Uma benção esse texto. De vez em quando precisamos lê-lo. Deus o abençoe grandemente pr. Almir.

Anônimo disse...

Excelente incentivo para prosseguirmos em nossa jornada cristã…

Anônimo disse...

Deus não desiste de seu povo!

Anônimo disse...

Um dos textos mais lindo e completo da Bíblia, Isaias 40. Amo esse texto.

Anônimo disse...

Não há Deus como nosso Deus!

Anônimo disse...

Excelente texto,muito edificante e encorajador para nossas vidas.

Anônimo disse...

Aleluias! Deus é o controlador de toda a história, não podemos duvidar. Nos leva para o deserto e depois de sermos lapidados, nos traz de volta a salvos.

Luciano disse...

Excelente mensagem. Que O SENHOR me ajude a confiar sempre em toda e qualquer circunstância.

Régna disse...

O Criador dos limites é ilimitado. O Seu poder é inesgotável !! Amém louvado seja o Criador

Anônimo disse...

Que palavras maravilhosas. Deus o abençoe sempre Pr. ALMIR.

Anônimo disse...

Sem palavras pastor!

Anônimo disse...

Pastor Almir, que Deus continue te capacitando cada dia mais no seu ministério, porque ele te deu o dom de falar ao nosso coração de uma maneira que nos acalma, e me ajuda vê Deus de uma forma tão especial e incrível como ele é, esse texto é tantos outros faz isso com a gente, como é bom saber é sentir que nosso Deus é perfeito e nunca jamais nos abandonou. Deus abençoe muito sua vida um abraço Joelma Felix

Anônimo disse...

Maravilhoso texto! Muito próprio para este tempo que vivenciamos...Sempre é bom aprender mais sobre nosso bondoso DEUS!

Anônimo disse...

Almir, sempre é edificante te acompanhar, ouvindo ou em leitura. Sempre traz novo animo. PAR.

Anônimo disse...

Amanda Pinheiro
Muito edificante pastor. Deus continue lhe capacitando a cada dia.

Anônimo disse...

Obrigado pastor Almir, por compartilhar mensagens tão edificantes.

Anônimo disse...

Aconteça o que for, que nossos olhos estejam no SENHOR🙏

Anônimo disse...

e a segunda parte?

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...