sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE


 
Há pessoas que “desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim acordam todas as manhãs e arrastam as pernas cansadas por mais um dia. Talvez esperem por uma mudança - ou mesmo um milagre -, mas os sonhos fugidios e os anos perdidos lhes pesam nas costas. É o único casaco que sabem usar. Acostumaram-se.”[1]


            Creio que a citação acima descreveria a vida de alguns dos exilados de Israel. Desprezados, oprimidos, pobres, necessitados, sedentos, roubados, saqueados, aprisionados, cegos e surdos para o que Deus dizia e fazia, sentindo-se esquecidos e abandonados por Deus (Is 40.27; 41.14,17; 42.18-20,22; 49.14). Em nossos dias também há pessoas assim. Pessoas que se sentem na margem de um rio, em que, de um lado há a necessidade, do outro, o medo; e além do seu alcance: a esperança.[2] 

Qual seria a ponte para aquelas pessoas alcançarem a esperança e terem suas forças renovadas? A resposta é o conhecimento de Deus, conforme revelado em Sua Palavra. Conhecer a Deus é o modo como deve o povo de Deus reagir quando se encontra numa situação difícil que não compreende.[3] 

Deus revelou-se aos exilados para lhes renovar o ânimo, através do profeta Isaías (Is 40.12-31). Após uma belíssima descrição de Deus, o profeta repete nos últimos quatro versos palavras que tratam do cansaço e da exaustão, e assim contrasta Deus com as forças do mundo. Deus não se cansa, nem fica exaurido. Ele fortalece os cansados e sem vigor. Os fortes deste mundo se cansam e ficam exauridos. Mas os que esperam no SENHOR não se cansam nem ficam exauridos. Deus é o incansável que revigora os cansados e desanimados. 

Este é o ponto alto da mensagem do profeta, o qual oferece uma palavra de conforto e encorajamento, sugerindo que é possível suportar as provações através da ajuda de Deus, a qual está disponível para os seus. Deus é "aquele que dá” força extra para que os cansados não se cansem ou enfraqueçam durante esse período de dificuldades. Deus não está ausente, indisponível ou indisposto a ajudar.[4] Ele cuida dos cansados e impotentes. Deus nunca tem falta de nada, mas sempre está pronto para ajudar aqueles que sofrem falta. Sua força é inesgotável e suficiente para socorrer os que dependem d’Ele. 

Todo poder humano é limitado.  Mesmo os humanos mais vigorosos são mortais e falíveis. Têm suas limitações físicas. Não precisamos temê-los, quando temos outra fonte para suprir nossas vidas. Mas, se não tivermos nenhuma relação com a fonte transcendente, então estas palavras trazem consigo o calafrio do túmulo. Esperar em Deus não é simplesmente deixar o tempo passar, mas viver com expectativa confiante.[5]       

Esperar em Deus implica a existência de um laço espiritual que permite que as pessoas admitam a sua própria impotência e entreguem o seu bem-estar completamente nas mãos do seu forte poder. Este ato de confiança permitirá a Deus substituir a fraqueza humana pelas poderosas asas metafóricas de uma águia. A confiança permite que as pessoas percorram o caminho que Deus escolheu para as suas vidas (quer seja agradável ou desagradável) sem se cansarem ou quererem desistir. [6] 

É uma dependência ativa que espera com perseverança concentrada, desistindo de seus próprios esforços, mas não de abandonar sua confiança em Deus. Essas pessoas devem viver pela fé, pois só assim podem permanecer de pé, conforme já havia sido dito em Is 7:9. Elas confiam nos meios, métodos e tempo do SENHOR e não ficarão desapontadas.[7] Por isso, antecipam os resultados positivos prometidos por Deus, continuando avançando, acima das circunstâncias. Tais pessoas trocam sua fraqueza pela força de Deus, seu cansaço pelo vigor de Deus, seu desânimo pelo ânimo em Deus, sua desesperança pela esperança em Deus 

São semelhantes às águias, capazes de voar alto, levando e cuidando de seus filhotes com segurança, protegidos diante do perigo (Ex 19.4; Dt 32.11; Jr 49.16; Ob 4). Que agem de modo impetuoso, rápido e forte (Dt 28.49; 2Sm 1.23; Jó 9.26; Jr 4.13; Hc 1.8). Sua força é renovada como a da juventude (Sl 103.5). Longe de serem esmagados na terra por sua própria impotência, os que dependem de Deus podem estender as asas sem qualquer esforço, como fazem as águias, e planar sobre o vento.[8] Como corredores de uma maratona, continuam na corrida mesmo cansados, pois sabem e esperam que Deus os fortaleça.   

O profeta mostra que Devido à sabedoria e ao poder soberano de Deus, o povo de Judá devia compreender que Ele conhecia os seus problemas, preocupava-se profundamente com eles e continuaria a apoiá-los. Aqueles que confiavam em sua própria força física falhariam, mas aqueles que confiavam em Deus teriam suas forças renovadas por Ele para que pudessem ‘voar com asas como águias’. [9]

O que espera em Deus sabe que reclamar dos problemas atuais não os fará desaparecer. A solução é reconhecer que tudo o que acontece faz parte do plano soberano de Deus e que Deus dá livre e abundantemente uma porção de sua força àqueles que precisam dela em tempos difíceis. É na fraqueza humana que se manifesta o seu poder e a sua glória.[10] Pois Deus é capaz de dissipar as nuvens da incerteza, fraqueza e desorientação do seu povo. Ele graciosamente faz disponível sua vitalidade ao combalido na terra.[11] 

Esperar em Deus implica conhecer Deus, conforme Ele se revelou em Sua Palavra. Reconhecer que Ele é o Deus sábio e criador todo-poderoso dos céus e da terra, que sua sabedoria e o seu controle soberano são ilimitados e ultrapassam em muito a compreensão do homem. Se Deus pode marcar as distâncias nos céus com as suas mãos, pode medir a água dos oceanos na palma da sua mão e pode chamar todas as estrelas pelo nome, Ele pode fazer qualquer coisa que decida realizar. O seu poder é insondável; a sua influência é ilimitada; a sua sabedoria não tem limites. Isto significa que cada pessoa pode saber com certeza que Deus é capaz de controlar todos os aspectos deste mundo. Ainda hoje, a esperança assenta-se numa base sólida do que Deus fez no passado; por isso, confiar em Deus para o futuro faz sentido. Quando surgem provações e dúvidas, o povo de Deus deve voltar ao fundamento da sua fé, o caráter de Deus que é revelado nas Escrituras. Ela retrata um grande Deus que é digno de confiança.[12]

Diante dos acontecimentos que escapam ao nosso controle e nos fazem cansar e cair, devemos lembrar de quem Deus é. Isto renova nossas forças e concede energia para continuar confiantes esperando em Deus.



[1] Hofman, Beth, Procure por mim, (Trad. Claudia Guimarães, Angela Pessoa); RJ; Rhada Brasil Edições e Serviços, 2021. Pg. 227.   

[2] Martin, Charles, O que não está escrito, (Trad.Carlos Alves); RJ; Reader's Digest, 2014, pg. 475

[3] Smith, Gary, Isaías 40-66, vol. 15B, The New American Commentary (Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 2009), 121.

[4] Smith, Gary, 2014, pg. 122

[5]  Oswalt, John, (2011), 104.

[6] Smith, Gary (2009), 122.

[7] Paul R. House, Isaiah: A Mentor Commentary, vol. 2, Mentor Commentary (Ross-shire, Grã-Bretanha: Mentor, 2018), 289.

[8] Oswalt, John (2011), 105.

[9] Charles Dyer et al., Nelson's Old Testament Survey: Discover the Background, Theology and Meaning of Every Book in the Old Testament (Nashville, TN: Word, 2001), 564.

[10] Smith, Gary (2009), 122.

[11] Oswalt, John (2011), 104.

[12] Smith, Gary (2009), 123.

4 comentários:

Aureni Carneiro disse...

Amém, que Mensagem belíssima. Deus é realmente absoluto.

Semeador Brando de Lima disse...

Excelente mensagem que nos trás ânimo e forças para caminhar, sabendo nós quem está no controle e Ele mesmo é quem nos conduz em meio aos momentos difíceis que a vida nos traga. Que o Senhor, Deus Eterno, continue te abençoando e te concedendo sabedoria em nome de Jesus Cristo. Amém.

PAR disse...

Almir, obrigado pela mensagem.
Estarei repassando para algumas pessoas pessoas.
PAR

Amanda Pinheiro disse...

Amém pastor! Fui muito edificada. Que o nosso bom Deus continue lhe capacitantado cada dia mais para Sua obra.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...