terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quando amamos, obedecemos.

Quando amamos alguém é quase impossível esconder. Mesmo tentando mante-lo oculto, nós enviamos sinais de amor. Mais cedo ou mais tarde demonstramos nosso amor por aquela pessoa. Isto quer dizer que o amor nos impele à ação. A mesma coisa acontece quando amamos a Deus. Quando O amamos nõs agiremos de forma que demonstre este amos. Um dos sinais que amamos a Deus é a obediência aos seus mandamentos.
Esta verdade já havia ficado muito clara no Antigo Testamento quando Deus disse que o dever do povo era amá-Lo. Em várias passagens a ordem de amar vem acompanhada da ordem de obedece-Lo.
Deuteronômio 30.16 - Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Josué 22.5 - Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do SENHOR, vos ordenou: que ameis o SENHOR, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
Esta associação com a obediência aparece em quase todos os textos onde há uma exortação para amar a Deus (Êxodo 20.6; Deut. 5.10; 7.9; 10.12; 11.1,13; 30.16, 20).
O Senhor Jesus Cristo também fez questão de deixar claro que um dos sinais que amamos a Deus é nossa obediência.
Em João 14.15 Ele disse aos seus discípulos: se me amais, guardareis os meus mandamentos. Quando amamos a Jesus nós obedecemos aos mandamentos de Jesus. De fato amar a Jesus é uma maneira de nos prevenirmos do pecado.
No mesmo sermão ele ainda diz com ênfase: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14.21). Jesus mostra que é impossível amar a Deus e não obedecer, pois quem conhece e obedece aos seus mandamentos, é este quem ama a Deus. Dois versículos à frente lemos: Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra;..., e: Quem não me ama não guarda as minhas palavras (João 14.23,24). Desobediência aos mandamentos de Jesus é sinal que não amamos a Jesus.
O apóstolo João, que estava presente quando Jesus disse estas palavras, fez questão de repeti-las na primeira carta que escreveu. Nesta carta ele apresenta alguns sinais de quem é de fato crente, e um destes sinais é a obediência: Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele. (1 João 2.5).
Ele até indica que é uma definição de amar a Deus é guardar os seus mandamentos: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos. (1 João 5.3). Quando amamos, o sacrifício se torna leve, e assim não achamos difícil seguir os mandamentos. Tal qual Jacó, que trabalhou sete anos para ter Raquel, e “estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.” (Gênesis 29.20).
Se você ama a Deus, você sinaliza este amor obedecendo aos mandamentos de Deus.

Um comentário:

Unknown disse...

Amar a Deus é clamar todos os dias por Sua misericórdia para anos fortalecer a dizer NÃO para tudo aquilo que nos atrai neste mundo e fixar sempre nossos olhos na cruz de Cristo. É pedir ao SENHOR que nos fortaleça a cada dia a viver em obediência a Sua Palavra. Acho que entendi a sua mensagem. Que Deus lhe conceda sempre esta sabedoria para nos instruir na Sua Palavra.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...