terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Poder da palavra !

Será que palavras, simples ar articulado, podem mudar situações? Esta pergunta vem à mente em vários momentos, e, algumas vezes, fico desanimado com a tarefa de pregar. Acho-a pequena, inútil, e até ineficaz. Será que ela pode produzir resultados permanentes? Será que ela pode construir um mundo, tal qual um engenheiro pode construir um prédio? Ou ainda ela pode salvar vidas, tal qual um médico faz? Pode ela cooperar para alimentar pessoas, como um agricultor coopera? Não seriam as pregações apenas canções de ninar que embalam adultos que escolhem os bancos da igreja para tirar um cochilo? Ou uma boa diversão para aqueles que escolhem o raciocínio como um passatempo? Pode a Palavra mudar visões e situações?
O mundo da comunicação tem respondido com um grande “sim” a esta pergunta. Ele de fato acredita que as palavras têm poder para mudar situações. As palavras vendem, criam desejos, fazem as pessoas sonhar, ganham campanhas políticas, etc. É por isto que a mídia investe tanto em palavras.
Satanás também responde com um “sim” a esta pergunta. Ele sabe o poder que as palavras têm para mudar a vida dos homens. Afinal, sua única arma contra Eva foram palavras. Ele usou uma argumentação cheia de falhas, mas eram palavras. Estas palavras mudaram a visão de Eva, mudaram suas convicções, criaram desejos, e por final mudaram a situação dela. Não foi nada mágico, o homem livremente escolheu acolher aquelas palavras.
Deus também usa palavras. Esta tem sido sua maior arma no decorrer dos séculos. Ele tem falado muitas vezes e de muitas maneiras (Hebreus 1.1,2). Mesmo quando operou milagres Ele os fez acompanhar de palavras explicativas. A ordem de Jesus foi para usarmos palavras (pregações) para proclamar a Sua verdade. E quando os homens acolhem esta palavra ela também muda a sua situação, só que para melhor.
A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a palavra como arma. Tanto a palavra pregada aos homens, como a palavra “orada” a Deus. Ambas mudam situações. Pedro usou a palavra para mudar o conceito que as pessoas no Pentecostes estavam tendo da descida do Espírito Santo ( Atos 2). Novamente ele usa a palavra para explicar o milagre da cura do coxo ( Atos 3 ). A palavra foi usada tanto para levar pessoas a crerem, como a fortalecer e confortar pessoas na crença ( Atos 14.22; 15.32). É a palavra que gera a fé ( Romanos 10.17). A palavra é a semente que Deus usa para fazer a nova vida nascer numa pessoa ( Lucas 8.11; 1 Pedro 1.23).
Todos nós usamos a palavra a serviço da mentira ou da verdade. Todos nós estamos mudando, visões, convicções, e situações com palavras. Nossas palavras podem confortar, ou enfraquecer, esclarecer ou confundir, ajudar ou atrapalhar.
Temos um grande chamado: mudar o destino eterno de pessoas com palavras. Ajudar a povoar os novos céus e a nova terra com pessoas novas, nascidas pelo poder da palavra. Fazemos parte de um grande plano, um projeto maior. Um novo mundo onde habita a justiça. É uma das formas como contribuímos para este plano é com palavras.
Como temos usados nossas palavras? Elas de fato têm transmitido vida? Têm transformado situações para melhor? Têm cooperado para a edificação do Reino de Deus?

3 comentários:

Laize Medeiros disse...

Pastor, esse texto me lembro de quando o sr mandou a gente decorar Tiago 3 na sala da escola dominical... Ai de quem não soubesse!!! :)
Realmente, palavras tem um grande poder. Uma palavra impensada pode fazer um grande mal na vida de outros.
Precisamos vigiar mais e orar mais a esse respeito.
Um abraço!

Unknown disse...

Lembro-me bem das poucas palavras que um dia me disse e fez grandes diferenças em minha via. Agradeço a Deus por sua vida e a meneira como o senhor expressa a Palavra de Deus para nos ensinar a andar de modo digno do Evangelho.Pregar a Palavra de Deus é para quem tem autoridade dada por Ele, e sei que esta autoridade o senhor a recebeu e faz muito bem o seu serviço. A maneira como o senhor administra a Palavra de Deus transforma vida de muitas pessoas. Que Deus continue usando-o na Sua obra e abençoando-o a cada dia.

Anônimo disse...

A palavra realmente tem grande poder em nossas vidas,elas podem mudar e transformar. E foi através de muitas palavras que eu aprendi e aprendo quando escuto e leio o que Deus quer me ensinar, e Ele tem usado diversos servos para ministrar a verdade.
Um grande abraço.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...