terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Fé vem pelo Ouvir.

Como podemos ter mais fé? E como podemos ajudar outros a terem fé? Lendo, ouvindo e levando os outros a lerem a Bíblia.

Em Romanos 10.13-17, o apóstolo Paulo nos fala que quanto à salvação não há distinção, isto é, não há um meio de salvação para uns, e outro para outros. O único meio de salvação é Jesus Cristo. Para ter esta salvação as pessoas precisam invocar o nome do Senhor, clamar por Ele, buscar a Deus esperando Seu socorro. Mas só clamará quem crer. E só vai crer quem ouviu. Notamos que a possibilidade de fé em Deus só existe para quem conhece a Deus, para quem ouviu de Deus.

Isto é dito de modo claro no verso 17: E deste modo, a fé é do ouvir a Palavra de Deus. Sem ouvir a Palavra de Deus não há fé. E sem fé não há busca de Deus, e sem busca de Deus não há salvação. A salvação depende do ouvir a Palavra de Deus. Deus opera a fé em nossos corações através da Bíblia. Deus abre a mente de alguém quando a Bíblia é ouvida. Quero citar alguns exemplos disto na Bíblia.

Após sua ressurreição Jesus apareceu a dois discípulos que iam para uma vila chamada Emaús, cerca de 11 km de Jerusalém (Lucas 24.13-32). Durante a caminhada Jesus se aproximou deles sem ser reconhecido e lhes explicou o que as Escrituras diziam Dele. Você pode imaginar esta cena: Jesus citando várias partes do Antigo Testamento, explicando com clareza estas partes, e dois discípulos bem concentrados, caminhando e ouvindo!

Mais na frente os olhos destes foram abertos e eles reconheceram a Jesus. Então ambos lembram que durante o caminho, quando Jesus lhes abria as Escrituras (isto é expunha, tornava claro) o coração deles ardia, ou fora iluminado.

No mesmo dia Jesus apareceu a estes e a outros discípulos (Lucas 24 36-45), relembrou-lhes o que já lhes havia dito das Escrituras, durante toda sua vida, e lhes abriu a mente para compreenderem. Neste caso a Escritura foi ouvida durante três anos para que o entendimento chegasse.

Mas há um caso em que o entendimento chegou de imediato. Atos capítulo 16, versos 13 e 14. Este texto nos conta da evangelização na cidade de Filipos. Com um pouco de esforço podemos até imaginar a cena. Paulo e sua equipe (Silas, Timóteo e Lucas) foram a um local fora da cidade, perto de um rio, onde as pessoas se reuniam para orar. Estavam ali algumas mulheres. E eles assentaram-se e falaram àquelas mulheres.

Uma mulher chamada Lídia estava ouvindo o que lhe era dito. E O Senhor lhe abriu o coração para atender o que Paulo falava. Deus usou o que estava sendo dito e ouvido para operar a obra do novo nascimento na vida de Lídia. Foi através do ouvir a Palavra de Deus que Lídia e toda sua casa foi salva, e uma nova e próspera igreja começou na cidade de Filipos.

Seja abrindo a mente de imediato, seja deixando a pessoa escutar por mais tempo, Deus sempre usa a Sua Palavra para abrir a mente, para instalar a fé no coração. É por isso que precisamos ouvir as Escrituras.

Se você quer ter sua fé aumentada, seu relacionamento com Deus intensificado, leia a Bíblia, ouça a Bíblia. Se você quer que outras pessoas tenham fé e sejam salvas ore para que elas ouças a Bíblia, convide-as a ler e ouvir a Bíblia.

A fé vem pelo ouvir.


2 comentários:

Laize Medeiros disse...

Pastor, estou acompanhando sempre seu blog. Fico com saudades das suas pregações.
Coloquei o link do seu blog no meu blog :)
www.laizemedeiros.blogspot.com

Samuel Leiva Pereira disse...

Lembrei-me do saudoso pastor Davi Gomes da "Escola Biblica do Ar"
"A fé vem pelo ouvir", ouvir a palavra de Deus.
Que Deus o abençoe - em Cristo Jesus - Samuel Leiva Pereira

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...