
Nesta situação alguns casais buscam a separação; ou aceitam continuar convivendo juntos de forma resignada e indiferente, agüentando um ao outro porque é o jeito. Mas a Bíblia nos apresenta outra solução: aprender a amar o cônjuge incondicionalmente. Como se ama incondicionalmente?
Amar incondicionalmente é amar independente dos méritos do outro. Não é fruto da emoção, mas da vontade, resultado de uma decisão. Não depende da virtude do outro. Procura fazer o bem ao próximo sem levar em conta a maneira como ele nos trata. É o amor que decide contribuir deliberadamente para o bem do outro, não se baseando no que o outro diz ou faz.
Foi assim que Jesus nos ensinou amar (Mateus 5.43-48). Ele disse que devemos amar os nossos inimigos, os que nos perseguem e cometem injustiça contra nós, e também aqueles que falam mal de nós e nos maltratam. Isto inclui o cônjuge que comete estas coisas. No casamento é possível ocorrer estas atitudes: falar mal um do outro por meio de reclamações e murmurações, perseguições através das implicâncias, maus tratos por palavras e agressões físicas, injustiças por negar e se recusar satisfazer os direitos do cônjuge, a até inimizades manifestadas pela indiferença e apatia na convivência diária. Aquele que obedece a Jesus irá amar o seu cônjuge mesmo que ele o trate assim.
O cristão não irá usar a vingança quando seu cônjuge for perverso com ele; não irá brigar quando o outro usurpar seus direitos; irá ceder às exigências, mesmo as injustas; estará disposto a ajudar sempre que o outro precisar (Mateus 5.37-42). Aquele que segue a Jesus irá orar pelo seu cônjuge mesmo que este viva a atacá-lo, irá expressar seu amor com palavras (saudar), mesmo que as palavras do outro sejam ferinas, irá fazer o bem, mesmo quando recebe o mal.
Este tipo de amor é o que diferencia o cristão daquele que não é, e mostra que a pessoa é filha de Deus. Este amor reflete o amor de Deus que faz bem até aos que são maus. É consistente, pois sempre age em prol do que é melhor para o outro.
É impossível amar incondicionalmente sem fazer sacrifício. Foi assim que Deus nos amou (Rm 5.8). Ele não esperou a nossa mudança para enviar Jesus para morrer por nós. Fez isto quando éramos pecadores. É o amor que dá a vida (Jo 15.3). Este amor deve ser vivenciado no casamento (Ef 5.25,26). O cristão fará sacrifícios para manter este amor em seu casamento e família.
Amar incondicionalmente é amar vitoriosamente. Pois este é o amor que vence o mal (Rm 12.21). Mesmo quando rejeitado, e quando o outro não reage positivamente este amor suporta, porque acredita que isto é o certo a ser feito, e também porque espera que o bem irá vencer, e assim se envolve e não fica indiferente. Ele nunca desiste, mas persiste em todas as circunstâncias. Quem ama assim nunca deixa de amar, mesmo quando não é correspondido (1 Co 13.7).
Amar incondicionalmente é amar dependentemente, não do outro, mas de Deus. Este amor não é natural, pois nós não temos condições de amar assim. Somos egoístas, interesseiros. Por natureza só amamos quem nos ama. Exigimos ser amados antes de amar. Por isso precisamos depender do amor de Deus que vêm a nós pelo Espírito Santo (Rm 5.5; Gl 5.22). Necessitamos aprender que nosso amor é secundário, conseqüente, do amor maior “ Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19)
Esta dependência se manifesta em leitura da Bíblia e oração. Para amar incondicionalmente você precisa conhecer o que é o melhor para seu cônjuge. Quem sabe o que é o melhor é Deus, e Ele nos revelou em Sua Palavra. É necessário conhecer a Bíblia para saber como amar incondicionalmente. A oração mostra que não tenho poderes em mim mesmo para amar desta forma, por isto clamo a Deus por este amor.
Este amor trará segurança, descontração, vitória sobre as tempestades da vida, ajudará no crescimento emocional e espiritual, e nos faz livres para obedecer a Deus. Quando meu amor é dependente do que o outro faz comigo significa que sou escravo dele, que estou vivendo sempre em reação a ele, mas quando amo incondicionalmente, fico livre, obedeço a Deus, e faço bem ao cônjuge, independente do que ele faz comigo, isto é liberdade! Amar o cônjuge incondicionalmente é fazer o bem a si mesmo.
Decida amar seu cônjuge incondicionalmente. Manifeste este amor em gestos e palavras. Persista, não desista, mesmo que seu cônjuge reaja mal. Clame a Deus, e se fortaleça lendo a Bíblia. Assuma este compromisso.