domingo, 10 de maio de 2009

MÃE, SEU FILHO É SEU PRESENTE, E TAMBÉM SEU FUTURO


Algumas mães podem ficar frustradas por não terem recebido o presente que gostariam neste seu dia. Por desenvolverem uma missão tão árdua elas, com justiça, têm altas expectativas, que nem sempre são correspondidas, tanto por seus filhos, como por seus esposos. Seja por dificuldades financeiras, incompreensão, ou mesmo desvalorização, as mães não recebem os presentes que merecem. Mas, diante de Deus, o grande presente de uma mãe é exatamente ser mãe, ter um filho.

O Salmo 127.3 nos afirma que os filhos são presentes de Deus Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. A herança dada no Antigo Testamento era a terra (Josué 11.23; Juízes 2.6). Esta terra tanto servia para providenciar o sustento, como a segurança, e o descanso (Josué 1.13). Mas sem filhos, a terra era perdida (Num 27.8-11). Por isso, os filhos eram herança do Senhor tanto para manter a terra como para manter o nome. Ter filhos era garantia de ter sustento, segurança e descanso quando a velhice chegasse, e também a garantia de ter o nome lembrado quando partisse deste mundo.

Os filhos também são comparados a galardão, isto é salário, prêmios dados pelo Senhor. Estas duas comparações nos dizem que filhos são tesouros doados por Deus. Ter filhos não é apenas resultado de um relacionamento entre um homem e uma mulher, mas sim, da bênção de Deus, em conceder frutos daquele relacionamento. Eva entendeu isto muito bem, pois, quando concebeu Caim (Gen 4.1), disse que havia adquirido aquele filho com a ajuda do Senhor.

Outra imagem usada neste mesmo Salmo é dos filhos como flechas nas mãos de um guerreiro (Sal 127.4). As guerras eram comuns naqueles tempos (como hoje!), quase todos os anos elas ocorriam. Sempre havia povos inimigos prontos para roubar as colheitas (Juízes 6.3,4). Um homem que tivesse um estojo (aljava) cheio de flechas bem preparadas e afiadas, poderia defender sua propriedade, família e vida, com mais possibilidade de sucesso. As flechas eram guardadas e no momento necessário colocadas no arco e enviadas para cumprir sue papel. Pessoas são comparadas à flecha em Isaías 49.2, referindo-se ao Servo do Senhor, que era como uma flecha polida, pronta para executar a missão de glorificar a Deus.

Deus nos dá filhos para que nós possamos afiá-los com Sua Palavra (Deut 6.7, onde inculcar significa afiar), e assim no tempo certo, eles podem ser enviados para cumprir a missão que Deus tem para eles. Filhos são oportunidades de enviarmos a mensagem de Deus para um tempo quando nós não mais estivermos aqui, de deixarmos nossas crenças para as próximas gerações. Filhos são chances de cooperarmos para que a Palavra de Deus seja difundida no futuro.

Uma terceira ilustração para filhos aparece no Salmo 128.3, os filhos como brotos da oliveira. A oliveira era uma árvore extremamente útil na Palestina, famosa por seu fruto, óleo e madeira. Ela fornecia alimento, luz, remédio, e perfume. Ter uma oliveira com brotos era sinal de que haveria alimento, óleo para as lamparinas, para amenizar as dores do corpo, e para perfumar a vida. Filhos são rebentos verdes que podem nos nutrir de satisfação e realização, iluminar nossa vida com esperança, aliviar nossas tristezas com seus sorrisos, e perfumar nossos dias com felicidade e significado.

Outro Salmo nos fornece outras metáforas para filhos (144.12): “Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio;. Filhos como plantas cheias de vida, com flores que nos enriquecem no presente com suas cores e aromas, e nos prometem frutos para o futuro.

São também como pedras bem talhadas que sustentam uma casa, dando firmeza e segurança, que nos serão muito necessárias na velhice. São ainda como colunas que tanto servem para embelezar como para dar sustentação. Sim, filhos podem tornar nossa vida mais bela hoje, e sustentá-las com carinho, companhia e auxílio amanhã.

Portanto, mães, neste dias seus filhos são seu grande presente, e ainda podem se tornar o seu futuro. Cuide deles, como tesouros que precisam ser desenvolvidos.

Um comentário:

Fàtima Regina disse...

Exatamente! Filhos são um presente de Deus, pra nós experiencia singular e nos foi confiada essa missão de ser veículo único para trazer ao mundo a multiplicação da espécie. E a quem muito se dá, muito será cobrado, só no amor de Deus poderemos reconhecer o verdadeiro valor o verdadeiro significado a verdadeira missão de ser Mãe e do que é ser Mãe. Na doação do nosso corpo, doamos também nossas vida, e nesta troca recebemos esse presente tão poderosamente embrulhado, mas com as mãos diligentes de Deus a nos guiar poderemos desembrulhar essa embalagem delicadamente, apreciando cada momento, cada movimento, vendo surgir o conteúdo que temporáriamente nos pertencerá.

Obrigado pelas palavras de valorização as mães, e a nos motivarmos através do evangelho a desempenhar essa tarefa.
Deus o abençõe!

Fátima Regina.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...