quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COMEÇANDO O DIA COM A MENTE CONCENTRADA


Concentrar é o ato de fazer convergir para um centro ou reunir num só lugar coisas ou pessoas. Quando aplicada à mente significa reunir todos os nossos sentidos e energias para um único centro de atenção. Concentrar é algo difícil, exige disciplina. Especialmente no mundo moderno, onde nossa atenção é convocada para vários lugares. Em alguns momentos gostaríamos de ter mais olhos, mais ouvidos, mais mãos, e acima de tudo mais do que uma mente. Mas, como não temos, precisamos escolher para qual centro vai nossa atenção.

A falta de concentração causa-nos transtornos, e algumas vezes, prejuízos. Podemos esbarrar nas pessoas, tropeçar em objetos, falhar ao cumprir as ordens, etc., por não estarmos concentrados. Nossa incapacidade de lembrar é porque faltou concentração na hora de aprender. Acidentes podem ocorrer por desconcentração. Às vezes temos que fazer uma coisa mais de uma vez simplesmente porque não estávamos concentrados quando fizemos pela primeira vez, reler um parágrafo ou voltar a página de um livro é um exemplo.

No caminhar com Deus também precisamos de concentração. Neste terceiro artigo sobre como começar bem cada dia de 2011, vamos falar sobre a concentração, ou melhor, o pedido para que Deus nos dê uma mente concentrada. A base deste pedido está no Salmo 86.11: Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.

O salmo é uma oração, na qual o servo do SENHOR clama pelo socorro de Deus, pois ele se encontra numa situação de adversidade, provocada por inimigos que não temem a Deus. Além de clamar ele confessa sua confiança na misericórdia e grandeza incomparável de Deus. Só que ele não quer apenas ser salvo dos inimigos externos. Há um inimigo interior, seu próprio coração, que precisa da ação de Deus, pois de nada adiante ser salvo dos perigos externos, se formos deixados a mercê de nossa vontade inconstante e distraída.

Por isso ele pede que o Senhor o ensine, para que ele viva nos caminhos verdadeiros de Deus, e roga por um coração disposto para temer o SENHOR. O termo traduzido como “dispõe” ou “une” em nossas versões, traz a idéia de “ajuntar”; “unir-se a um agrupamento”, “reunir” (Gn 49.6; Is 14.20), ou “estar inteiro”, não quebrado (traduzido “incólume” no Sl 141.10). A versão grega do Antigo Testamento usou um termo que indica algo fixo e imóvel, como o navio encalhado na praia (At 27.40).

Podemos entender que o salmista está pedindo que Deus lhe dê um coração inteiro, não dividido, mas íntegro, um coração voltado para um só centro. Ele quer que todas as suas afeições sejam unidas num só propósito, que sua atenção tenha uma determinação exclusiva. Que ele tenha apenas um foco, voltado fixamente para um só centro. E este centro é o temor de Deus.

“Temor” é usado na Bíblia para expressar uma atitude de reverência e respeito; a emoção do medo; o pensamento que prevê o erro; um comportamento correto; e o ato de cultuar. Todos estes usos podem ser aplicados no nosso relacionamento com Deus. Mas o contexto deste versículo indica que o salmista está se referindo a uma atitude de um respeito saudável diante de Deus, que leva à obediência aos mandamentos dEle (Ex 20.20). Este temor é o que torna uma pessoa sábia (Pv 1.7), tal qual aquela que por ter visto os perigos da eletricidade, procura os modos adequados de lidar com ela.

Esta oração é necessária, pois o desejo de obedecer a Deus não é natural ao nosso coração pecaminoso (Rm 3.12). Além disso, enfrentamos a tentação de deixar que os cuidados, riquezas e prazeres da vida, e os demais desejos, concorram com a Palavra, e assim nos distraiam, amontoando-se em nossa mente, tomando nossa atenção e assim sufocando e tornando a Palavra infrutífera (Mc 4.19; Lc 8.14).

Muitas vezes nosso coração está partido, nossa mente dividida entre muitas atenções. Quantas coisas para fazer, quantas preocupações, mas também muitas atrações, muitos medos, temores, tentações, desejos, etc. Pegamos a Bíblia para ler, ou nos curvarmos para orar, e após alguns minutos nossa mente está voando em outras direções.

É preciso começar o dia clamando para que Deus nos dê uma disposição firme para manter como alvo fixo em nossa mente o desejo de obedecê-Lo, sem se desviar por causa de ameaças ou recompensas. Que as outras atrações sejam vistas como pouco compensadoras diante do prazer que a obediência a Deus nos traz. Sem concentração, deixando nossa mente distrair com outros centros, não iremos apreciar a Palavra e presença de Deus.

Além de um coração inclinado para Deus, olhos abertos para a Palavra de Deus, peçamos também uma mente concentrada em obedecer a Deus.

Um comentário:

Pastor Edson Sobreira Alves disse...

Excelente pastor Almir! Muitos cristãos estão desatentos a tudo isto que o senhor escreveu. Nossas atenções estão concentradas em outras coisas e não paramos para meditar naquele que realmente devemos pensar. Tenho pedido constantemente para que em minha vida, no ministério e em tudo que eu faço, eu possa colocar nas mãos do Criador, temendo, pedindo sabedoria em todos os meus atos, buscando a Sua vontade. Obrigado pastor pela importante refrexão.
Peço que se estiver lendo meus artigos possa criticá-los, ver se estou com pensamentos corretos que realmente são digno de ser publicado para edificação dos irmãos, com certeza os seus edificam muito nossas vidas. Amém

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...