segunda-feira, 28 de março de 2011

Evangelizar, o que é isso?


Aprendemos e usamos a linguagem do grupo ao qual pertencemos. Por isso algumas vezes usamos termos que não sabemos bem o que significam. Isto também ocorre na Igreja. As pessoas achegam-se, usam as palavras que ouvem todos falarem, mas não sabem corretamente o que elas querem dizer. Então perguntamos: o que é evangelizar?

Na língua original evangelizar significava “proclamar boas notícias”, “anunciar uma mensagem que causa alegria”. Na versão do Antigo Testamento foi usado para o anúncio de vitórias militares ou a chegada de um filho (2 Samuel 18.20,22; Jeremias 20.15, uso semelhante aparece em Lucas 1.19), mas também para a proclamação das palavras e ações de Deus (Salmos 40.9; 68.11; Isaías 41.27) e para o anúncio da salvação que Deus Ele realizava (Salmos 96.2; Isaías 52.7).

No Novo Testamento o termo indica que Deus tem realizado a Sua salvação através da pessoa de Seu Filho Jesus Cristo, o qual enviou ao mundo. Os anjos evangelizaram os pastores proclamando as boas notícias que Jesus nascera (Lucas 2.10). João Batista evangelizou anunciando que o Messias viria, e que Ele traria a salvação e o juízo de Deus, e as pessoas deveriam se arrepender e crer nesta mensagem (Lucas 3.18). Jesus disse que foi ungido com a finalidade de evangelizar (Lucas 4.18). Marcos 1.14 nos indica que foi o que Ele fez, evangelizou, anunciando as boas notícias de que o Reino de Deus estava chegando, e por causa disto as pessoas deveriam se arrepender e crer.

No livro de Atos (onde a palavra algumas vezes foi traduzida como “pregar”) a Igreja evangelizava anunciando que Jesus era o Messias prometido de Deus ( 5.42), que o Reino de Deus havia chegado em Cristo (8.4), que as Escrituras se cumpriram em Cristo (8.35). Estas eram as notícias de paz (10.36), do cumprimento da promessa de Deus (13.32), de Jesus e sua ressurreição (17.18). Com esta mensagem a Igreja esperava que as pessoas abandonassem os falsos deuses e se voltassem (conversão) para o Deus verdadeiro (14.15).

Em 1 Coríntios 15.1-4 o apóstolo Paulo nos mostra o conteúdo desta mensagem: somos pecadores, Jesus morreu por causa dos nossos pecados, e ressuscitou, isto tudo de acordo com as Escrituras, isto é, a Palavra de Deus. Este era o anúncio das insondáveis riquezas de Cristo (Efésios 3.8). Estava baseado na Palavra de Deus (1 Pedro 1.25).

Concluímos que evangelizar é proclamar a mensagem que se encontra na Bíblia, a Palavra de Deus. Evangelizar é anunciar a morte e ressurreição de Cristo, como sendo as boas notícias de Deus. Pois através desta obra de Cristo, Deus tem realizado a salvação. Evangelizar é convocar as pessoas ao arrependimento (abandono dos pecados) e fé (aceitação da salvação e perdão que Deus oferece gratuitamente em Cristo).

Nenhum comentário:

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...