Quando lemos Gênesis 5.22-24 notamos duas mudanças no padrão narrativo do capítulo. Ao invés de falar que Enoque viveu tantos anos, como faz quando trata dos outros personagens, o escritor nos diz que "Enoque andou com Deus trezentos anos". A expressão "andar com", da mesma forma que aparece aqui, só volta a surgir em 1 Sm 25.15, quando se refere aos homens de Davi convivendo e conversando, isto é, mantendo um relacionamento cordial e cooperativo, com os pastores de Nabal. Isto nos indica que Enoque mantinha uma íntima comunhão com Deus, dirigindo sua vida em devoção e piedade. O autor de Hebreus (11.5) nos diz que ele viveu de maneira que agradou a Deus. Isto é andar com Deus: ter uma vida que dá prazer a Ele.
A segunda mudança é que o autor não diz que Enoque morreu, como os outros personagens, mas que Deus o tomou para si. O destino final daqueles que andam com Deus, que vivem para agrada-Lo, não é a morte, mas continuar vivendo com Deus depois que partem daqui.
3 comentários:
Amo a história de Enoque porque me faz refletir se realmente estou andando com Deus. Ótima meditação pastor Almir. Em breve estarei lendo o livro que o senhor publicou.
Meu amado Professor, acho Noé se qualifica nisso também. Veja Gen. 6:9 ["Noé andava com Deus"] que também é um Hithpael do mesmo verbo.
Prezado Prof Jerald, a forma que eu disse aparece somente em 1 Sm e o verbo no Hithpael com a partícula "et"
.
Postar um comentário