sexta-feira, 2 de agosto de 2019

NADA É GRANDE DEMAIS PARA DEUS E NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA ELE

Aprender os pronomes de tratamento, normalmente ajuda-nos ao nos dirigir às pessoas. Mas há situações nas quais não sabemos se o tratamento deve ser formal ou não. Por exemplo: ficamos constrangidos de chamar uma mulher de “senhora” e ela reclamar que a estamos tratando como uma idosa. Por outro lado, não nos sentimos à vontade para chamá-la de “você”, pois ela poderia interpretar que estivéssemos tomando uma liberdade indevida. 
Podemos enfrentar uma situação semelhante no tratamento com Deus. Por considerá-lo um Ser inigualável, supremo e grandioso, nós O tratamos de um modo respeitoso, mas com medo de nos aproximar com intimidade. Ou podemos achá-lo tão amável e próximo a nós, que nos dirigimos a Ele como se fosse nosso “pareceiro”, sem nenhum respeito, eliminado a distinção que existe entre Ele e nós. 
  Na teologia há dois termos que tentam manter em equilíbrio a distância e proximidade de Deus, a intimidade e o temor devido a Ele. São eles: transcendência e imanência. Tais termos descrevem a ação de Deus em relação à Sua criação.    O primeiro expressa a ideia de que Deus é infinitamente superior a nós, soberano e exaltado, e o segundo que Ele está próximo de todos nós. Ele tanto é o Deus de longe, como o Deus de perto (Jr 23.23). O salmo 113 expressa estas duas verdades.
O salmo é emoldurado pela palavra “Aleluia”, que aparece no início e no fim e significa “Louvai ao SENHOR”, pois na língua na qual o salmo foi originalmente escrito ela é formada pelo verbo “louvar” e uma contração do nome pessoal de Deus (“Jeová” ou Javé”, que nas nossas versões da Bíblia normalmente é grafado com SENHOR, com todas as letras maiúsculas).
O salmista faz um convite ao louvor. Louvar é manifestar apreço, admiração diante das virtudes ou ações de alguém. É elogiar. No caso de Deus é reconhecer Seu Supremo valor e honra. Expressar sua importância contando quem Ele é e o que Ele tem feito. Isso acontece quando mencionamos Suas virtudes e feitos (Sl 78.4). 
O louvor ocorre nas nossas orações, no que testemunhamos aos outros, nos cânticos, nas ações de graças e na música que tocamos e cantamos. Para ser um louvor tem que ser com alegria e de modo público. Pois admiração não expressada não se torna elogio. 
A razão dada pelo salmista para o louvor é que Deus é Transcendente e Imanente.   Deus é excelso, acima de toda criação, soberano sobre tudo, está situado no lugar mais alto, acima dos céus, inigualável. Isso enfatiza Sua santidade, isto é, que Ele está separado de tudo o mais, não precisando de nada nem de ninguém. Que Ele basta a Si mesmo. Está tão acima de tudo que precisa se abaixar para ver o que está no céu!
Mas esse mesmo Deus se interessa e se relaciona com Sua criação. Ele se abaixa até o pó para levantar o desvalido, aquele que é considerado sem valor, rejeitado e sem socorro de ninguém. Ele vai até o monturo, o lixão da vida, para buscar o necessitado. Ele é o Grande Deus, mas também é o Deus que se importa e acode o necessitado. É o Deus que por ser grande pode mudar as situações, trazendo honra aos desonrados e alegria aos tristes.  Mesmo sendo um governador que poderia ser intocável, Ele bondosamente se inclina, verifica e age, invertendo situações e abençoando a terra. 
A transcendência e a imanência, junto com o poder e a graça de Deus são os pilares da oração. Apenas um Deus transcendente e poderoso merece a nossa oração, sabe o que fazer com nossas petições e pode receber nossa gratidão e nosso louvor. Somente um Deus imanente e gracioso vai se interessar por nossos problemas. Como um pai, que se inclina para ouvir os problemas que angustiam seu pequenino filho, mesmo que, para esse pai, aqueles problemas sejam bobagens fáceis de serem resolvidas. Mas ele sabe demonstrar interesse real e amoroso. 
O Salmo nos demonstra que a teologia pode ajudar na oração e fortalecer nossa confiança em Deus. Quanto mais conhecermos nosso Deus, mais iremos confiar Nele. Nada é tão grande como nosso Deus, e ninguém é pequeno demais para Ele não se importar. Ele não precisa de nós, mas nem por isso é indiferente a nós. 

Podemos clamar a Ele com confiança. 

22 comentários:

Elma Morais - Poetisa disse...

Sim, só conhecemos a Deus se o buscarmos, em oração,em sua Palavra. Se não tivermos essa busca constante, como dizer conhecer o Senhor? Precisamos dEle.

MM disse...

Precisamos buscar a Deus incessantemente em Oração

Unknown disse...

Esse é o nosso Deus!! Deus maravilhoso!! Que nos ama independente de qualquer coisa!Toda honra e toda glória sejam dadas a Ele!!!

Unknown disse...

Quanta honra servir a esse Deus de maravilhas, que não faz acepção de pessoas, nos ama como nós somos!!! Glória seja dada a Ele somente!!!

Fares disse...

Deus de perto e Deus de longe. Que belíssimo texto, mestre. Que sua pena continue nos abençoando.

Cleyton Maciel disse...

Excelente. Q o conhecimento do nosso Deus nos conduza a buscá-lo cada vez mais por meio da oração!

Cleyton Maciel disse...

Excelente. Q o conhecimento do nosso Deus nos conduza a buscá-lo cada vez mais por meio da oração!

Unknown disse...

Uma meditação profunda e tocante para todo ser que conhece este Deus maravilhoso.

Aureni Carneiro disse...

Ter intimidade com Deus nos faz desfrutar um pouco da sua maravilhosa presença e companhia.

Unknown disse...

Muito boa mensagem

Unknown disse...

Excelente meditação!

Unknown disse...

Ótimo texto reflexivo.

Unknown disse...

Temos que onrra louvar e glorificar este Deus tão puderoso e que nos ama incondiciomamentw obrigado SENHOR por tão grande or

Anônimo disse...

Ele é meu Aba! Meu Pai ❤️

Roberio Olinto disse...

Como Jesus ensinou: PAI nosso que estás nos céus...

Unknown disse...

Excelente reflexão.

Blog do Márcio: um adotado disse...

Uma grande bênção ouvir do relacionamento Deus com o pecado. Um Deus tão grande se aproxima de alguém tão pequeno. Isso é Amor.

Unknown disse...

Que edificante,nosso Deus é tremendo ele tem prazer em promover grandes obras em nossas vidas aleluia.

Unknown disse...

Graça e paz meu amado e irmão em Cristo Jesus e meu pastor.

Tibério Bezerra disse...

Aleluia!

Unknown disse...

Uma verdade que não podemos esquecer.

Thamiris Santos disse...

Amém!

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...