terça-feira, 11 de março de 2008

A GRATIDÃO EVITA O PECADO

Li numa reportagem que a pesquisa médica está descobrindo que a gratidão é o traço emocional com maiores probabilidades de favorecer a cura. Em outras palavras: a gratidão ajuda a evitar doenças.  Mas há algo pior que a doença que a gratidão ajuda evitar: o pecado.
A falta de gratidão, além de ser pecado, também gera outros pecados. Em Efésios 5.3,4 lemos:
Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
Somos advertidos a evitar:
- a impudicícia que é a pornografia, e todas as atitudes relacionadas a ela;
- a impureza, palavra que se refere ao que é imundo como o interior de um sepulcro (Mateus 23.27) e em seu sentido figurado aos pecados do engano e da imoralidade;
- a cobiça ou avareza, que designa todas as paixões insaciáveis.
Estas ações nem devem ser mencionadas entre nós, isto é, nem motivo de conversa deve ser. Este é o comportamento adequado e conveniente para santos.
Também devem ser deixados de lado:
- as conversas indecentes;
- as conversas sem utilidade;
- e as chocarrices, que são piadas e gracejos indecentes.
Pois nada disto é apropriado, isto é, nada disto traz benefícios para nós.
No lugar deste tipo de conversa deve haver ações de graças. Deduzimos que as ações de graças são o comportamento conveniente para os santos, e que elas trazem os benefícios adequados. É quase impossível ficar sem falar, se não falamos coisas boas, iremos falar o que não devemos. Por isso, antes que as más conversações dominem nossa vida, vamos usar a prática das ações de graças.
O povo de Israel teria evitado os pecados de murmuração no deserto, se tivessem praticado as ações de graças. Nós também podemos evitar o pecado da conversa indecente ou inútil com ações de graças.






3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, quantas vezes pecamos simplismente por não saber calar!
"Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam só um louvor a ti ó Senhor."Sl.19:14

Pastor Almir, parabéns por escrever tão bem!
Rosemary da Mata

fatima disse...

A GRATIDÃO CARREGA COM ELA O PERDÃO,ESTES INGREDIENTES QUANDO NOS INVADEM, PROVOCA UMA EXPLOSÃO DE CURAS INFINDÁVEIS EM NOSSA ALMA, POIS O AMOR É O CADEADO QUE FECHA ESSA RECEITA.OBRIGADO POR TRAZER ESTAS RECEITAS A NOSSA MENTE.

Antonio disse...

Olá Almir, gostei bastante dessa mensagem, pois a mesma nos deixa uma ótima lição de como devemos e precisamos por em prática a gratidão.