quinta-feira, 10 de abril de 2008

O Segredo do Sucesso

O sucesso é algo perseguido por quase todos. O que é sucesso pode variar de pessoa para pessoa. O sucesso pode ser: poder, fama, dinheiro, paz ou mesmo tudo isto junto. De fato ser bem sucedido é alcançar nosso propósito na vida, atingir nossos alvos, completar nossa missão neste mundo. Uma pessoa bem sucedida é uma pessoa realizada, alguém que concretizou seus sonhos. Bem sucedido é quem se deu bem na vida do ponto de vista de Deus, o Criador da vida.
Como nossa vida é complexa nem sempre o sucesso é alcançado em todas as áreas. Alguns conseguem a realização profissional, mas fracassam na família. Outros são um sucesso entre os amigos, mas não avançam na profissão. Ainda outros são considerados bem sucedidos na área financeira, mas não têm saúde. E assim por diante. Isto nos leva às perguntas: “É possível ser bem sucedido em tudo? Qual seria o segredo de se dar bem em tudo na vida?” Quero apresentar um conselho que aparece quatro vezes na Bíblia, mostrando como ter sucesso em tudo.
A primeira é em Deut 29.9, quando Moisés fala aos filhos de Israel, na renovação da aliança feita entre Deus e o povo. Logo antes de tomarem posse da terra prometida. “Guardem as palavras desta aliança para as fazerem, e assim serás bem sucedido em tudo que fizeres.” Em outras palavras Moisés diz: se vocês tomarem o cuidado de obedecer, vocês serão bem sucedidos em tudo o que fizerem. O povo de Israel seria bem sucedido em tudo se obedecesse à Palavra de Deus.
Em Josué 1.7,8 encontramos o mesmo conselho. Neste momento da história Moisés havia falecido e Josué está assumindo o seu lugar. Sua missão é levar o povo de Deus para a terra prometida. Diante de tão grande tarefa, que poderia amedrontar Josué, Deus lhe diz assim: “Somente seja forte e muito corajoso, para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que te ordenou Moisés, meu servo, não se desvie dela nem para direita nem para a esquerda, assim serás bem sucedido em tudo que andares. Não se afaste da tua boca este livro da lei, e medita nele dia e noite com o propósito teres o cuidado de fazer conforme tudo que está escrito nele, porque então farás prosperar o teu caminho e assim serás bem sucedido.” Novamente é dito que a obediência à Palavra de Deus tem como resultado o sucesso em tudo que se faz na vida.
Para se ter uma obediência que traz sucesso algumas coisas são necessárias. Primeiro é preciso muita coragem, força e firmeza. Deus diz que Josué precisaria apenas ser muito forte. Sem coragem não se consegue obedecer à Palavra de Deus. Os covardes, fracos, desanimados e preguiçosos, logo desistem, não persistem em obedecer, e então não chegam ao sucesso.
A obediência exige cuidado e atenção. Josué seria constantemente tentado a fazer as coisas do seu modo e também pressionado a fazer como os outros queriam. Por isto era necessário estar vigilante, guardando-se das tentações e pressões, para poder fazer conforme a Palavra de Deus. Os desatentos e descuidados caem nas tentações, deixam-se levar pelas pressões muitas vezes sutis, e assim desobedecem a Deus, e não chegam ao sucesso.
Um terceiro requisito para a obediência é a meditação. Isto é enfatizado duplamente no texto. Primeiro na frase: não se afaste da tua boca o livro desta lei. Esta expressão “deixar sempre na boca” vem do costume das pessoas repetirem em voz baixa enquanto estudavam ou meditavam. Depois é dito para Josué meditar, isto significa lembrar e pensar sobre a Palavra de Deus. Meditar é falar consigo mesmo, é matutar em alguma coisa. É repassar o assunto na mente e refletir em como aplicar na vida. É através da meditação que a Palavra de Deus se incorpora em nós, e assim ficamos prontos para obedecer. Pela meditação na Palavra passamos a pensar como Deus pensa, a ver a vida como Deus vê, a reagir diante das situações como Deus quer. O que não medita, não repassa em sua mente e reflete na Palavra de Deus, não obedece, e assim não será bem sucedido.
A obediência bem sucedida é total. Toda a lei deveria ser obedecida. Não poderia haver nenhum desvio, nem para um lado nem para outro. Esta obediência garantiria para Josué o sucesso em todos os caminhos da vida.
A terceira vez que o conselho aparece é em 1 Cron 22.12s. Aqui o conselho é dado pelo rei Davi para o seu filho Salomão, que iria assumir o trono no seu lugar. Seguramente te dará o SENHOR sabedoria (sucesso) e entendimento e te comandará sobre Israel para guardar a lei do SENHOR. Assim prosperarás se cuidarem em fazer os estatutos e os juízos que ordenou o SENHOR a Moisés sobre Israel, seja forte e corajoso, não temas e não desanimes. Vários elementos do que foi dito a Josué também aparecem aqui. A condição para ter sucesso era a de obedecer o que Deus havia ordenado. Davi também indica que para isto era preciso coragem e firmeza. Deus iria dar a sabedoria, mas sabedoria que deveria ser usada na obediência. Salomão seria bem sucedido se obedecesse à Palavra de Deus
A última passagem é um conselho para todos nós, dado em forma de um cântico Sal 1.1-3. Ali é dito que abençoado é o homem que medita nas instruções de Deus ao invés de seguir as idéias e opiniões dos homens sem Deus. É dito que ele será bem sucedido em tudo que fizer: “E tudo quanto fizer prosperará.”
Este é o segredo: não perseguir o sucesso, mas perseguir a obediência à Palavra de Deus. Sucesso é resultado, sim, resultado de uma vida de obediência à Palavra de Deus.

Nenhum comentário: