terça-feira, 13 de maio de 2008

Movendo a compaixão de Jesus.

Três evangelhos nos contam a história de uma oração que moveu a compaixão de Jesus (Mt 8.1-4; Mc 1.40-43; Lc 5.12-13).
Após proferir o ensino do sermão do monte, Jesus desce da montanha para a cidade seguindo por multidões. Uma pessoa se destaca na multidão: um homem coberto de lepra que vem ao encontro de Jesus clamando. Quando a Bíblia fala de lepra, ela se refere a qualquer doença de pele que fosse contagiosa. Quem tinha estas doenças vivia separado da sociedade, usava roupas rasgadas, não penteava o cabelo, e quando se aproximava de alguém gritava: imundo, imundo, alertando os outros e evitar o contágio (Lev 13.45,46). Provavelmente era isto que este homem gritava avisando as pessoas a sua volta, e também Jesus de sua condição. Ele reconhece seu estado, e o assume. Todos nós também estamos na situação daquele homem. Cobertos com nossos pecados somos como imundos aos olhos de Deus (Is 64.6). Ao invés de esconder de Jesus, devemos declará-los, mostrar para Jesus que estamos imundos. Reconhecer nosso estado de impureza move a compaixão de Jesus.
Este homem demonstra uma fé corajosa. Estas doenças maltratavam a pessoa física, social e psicologicamente. Ela ficava privada do convívio com a sociedade e das reuniões religiosas. Acreditava-se que a lepra era maldição de Deus. Ele poderia ser enxotado pela multidão, talvez nem permitissem que chegasse perto de Jesus. Mas sua fé o impulsiona a enfrentar os riscos e perigos. Jesus permite sua aproximação. Todos nós precisamos enfrentar os preconceitos a nossa volta para nos aproximarmos de Jesus como estamos, cobertos por nossos pecados. Movemos a compaixão de Jesus quando agimos com fé que o busca corajosamente, enfrentado toda a oposição.
Sua fé é reverente. Ele se ajoelha, coloca o seu rosto em terra. Esta é uma atitude de adoração. Ele adora Jesus antes de fazer seu pedido, antes de alcançar qualquer cura. Todos nós precisamos nos aproximar de Jesus, reconhecendo que Ele merece nossa adoração, independente do que venha a fazer por nós. Movemos a compaixão de Jesus quando o adoramos pelo que Ele é, e não pelo que possa fazer por nós.
Depois de adorar ele suplica. Suplicar é apresentar a necessidade diante de Deus. Ele coloca diante de Deus seu desejo de ser curado. Nesta súplica manifesta sua crença a respeito de Jesus: Se quiseres podes me tornar limpo. Movemos a compaixão de Jesus quando expomos nossas necessidades diante Dele.
Ele acredita no poder de Jesus. As curas de lepra eram raras, consideradas até como um levantar-se dentre os mortos (2 Reis 5.9-14), mas este homem sabe que Jesus pode. Não há nenhuma dúvida sobre o poder de Jesus. Precisamos crer no grandioso poder de Deus, que pode fazer o impossível. Movemos a compaixão de Jesus quando reconhecemos o Seu poder.
Mas ele também crê que Jesus é Soberano. Se quiseres. Ele sabe que Deus não lhe deve nada, que não é obrigação de Jesus curá-lo. Jesus pode curar, mas Jesus também é soberano sobre o seu poder. Ele exerce o poder quando e como Ele quiser. Algumas pessoas acham que pelo fato de Deus ter poder Ele está obrigado a fazer. Não é assim. Deus tem poder. Mas Ele também tem vontade, e Ele exerce este poder de acordo com a Sua vontade. Ele não está obrigado a fazer nada por ninguém. Sua única obrigação é consigo mesmo. Movemos a compaixão de Jesus quando respeitamos Sua vontade.
Foi uma fé humilde, reconhecendo sua falta de méritos. Ele tem certeza quanto ao poder, mas não quanto à disposição de Jesus para curar, mesmo assim suplica. Isto demonstra que acredita na misericórdia de Jesus. Sua esperança não está baseada em seus méritos, mas puramente no amor de Jesus. Uma petição diante de Deus é uma esperança de misericórdia. Misericórdia é o exercício livre da ajuda diante de alguém que precisa, mas a quem não se deve aquela ajuda. Movemos a compaixão de Jesus quando apelamos somente a ela, e a mais nada.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero; sê limpo. Aquela atitude moveu a compaixão de Jesus. Jesus disse que queria. Contrariando todos os costumes tocou o leproso, e este ficou limpo. Ele fica curado imediatamente. Vamos mover a compaixão de Jesus.

Um comentário:

Gilson disse...

bom e uma verdade que JESUS DEUS tem todo poder e se nos movermos desta verdade e acreditarmos que não adianta nos queremos mas sim pedir por sua misericordia pois ELE tudo pode mas no seu tempo de acordo com sua vontade o homen foi curado na hora.
Em outro caso do sego JESUS fez um barro e colocou em seus olhos e mandou que ele fosse lavar em um tanque com uma certa distancia sempre tudo e do geito que JESUS quer e que Ele possa nos ajudar a compreender .