terça-feira, 21 de outubro de 2008

amós



O profeta Amós desafiou o povo de Israel a buscar ao Senhor (5.4,6). Isto deve ter soado estranho para aquelas pessoas, pois pensavam que Deus já estava com elas (5.14). Elas podem até ter perguntado: o que você quer dizer com buscar ao Senhor?
A palavra usada para buscar significa procurar com diligência, com cuidado. No Antigo Testamento foi usada para indicar a procura de alguma coisa (Lv 10.16), o perguntar por algo (Dt 13.14), o importar-se com alguém ou algo ( Sl 142.4 ), o requerer alguma coisa de alguém (2 Cr 24.6), e o promover o bem de alguém (Et 10.3). Foi também muito aplicada para falar da busca por Deus.
Buscar a Deus significa procurar a Sua vontade quanto a uma decisão específica. Foi o que Rebeca fez quando teve complicações em sua gravidez (Gn 25.22), e o que o povo de Israel fazia quando tinha uma questão para decidir (Ex 18.15).
Buscar a Deus também é confiar nEle para a solução dos problemas, o que o rei Asa não fez quando esteve doente (2 Cr 16.12), nem o povo de Judá quando ameaçado pelos Assírios, pelo contrário resolveram confiar no poder dos homens (Is 31.1).
Buscar a Deus é recorrer a Ele em oração, esperando que Ele nos livre daquilo que nos amedronta, como fez Davi quando sua vida corria risco diante de Abimeleque, rei dos filisteus (Sl 34.4), ou ainda como Asafe, quando em sua angústia buscava a Deus sem se cansar (Sl 77.2), e o rei Josafá com todo povo de Judá diante de uma grande ameaça (2 Cr 20.3,4).
Buscar a Deus é obedecer aos seus mandamentos, fazer a sua vontade, tal qual Davi ordenou a seu filho Salomão e ao povo de Israel para construírem o templo (1 Cr 22.19), e como o rei Asa ordenou ao povo no tempo de seu reinado (2 Cr 14.4).
Buscar a Deus é separar-se do pecado, tal como os judeus depois do exílio (Ed. 6.21).
Buscar a Deus é segui-Lo com entusiasmo, adorando a Ele ao invés dos ídolos, foi isto que o povo de Judá deixou de fazer e por isto seria castigado (Sf 1.4-6), e Salomão foi desafiado a buscar a Deus assim (1 Cr 28.9).
Buscar a Deus é se arrepender dos pecados e voltar para Ele, como o povo de Israel no deserto ao receber a disciplina de Deus por sua desobediência (Sl 78.34). É isto que Deus espera quando nos fere em nossa desobediência (Is 9.13). Ele tem desafiado os pecadores a isto (Is 55.6,7).
Buscar a Deus é deixar de fazer o mal e passar a fazer o bem como Amós desafiou o povo de Israel. Apesar de cumprir as ordenanças religiosas, apesar de ir constantemente aos lugares de adoração, apesar de estar constantemente oferecendo os sacrifícios e ofertas, o povo de Israel estava longe de Deus, pois não andava nos seus caminhos. Por isto que Amós os desafiou a buscar ao Senhor.
Será que isto pode ocorrer conosco também? Acreditarmos que Deus está com a gente, e Ele não está? Este pode ser um risco que pessoas religiosas correrm, acreditar que está com Deus, quando Ele não está. Precisamos também buscar ao Senhor.

3 comentários:

Unknown disse...

Buscar a Deus requer tudo isto, então, quantos de nós, verdadeiramente buscamos a Ele? Eu pensava que "Buscar a Deus" era correr por sua procura para nos ajudar. Que Deus continue lhe abençoando e dando sabedoria para nos instruir com Sua Palavra. E que, verdadeiramente, possamos honrar a Deus em Sua busca.

Marcos Aurélio Melo disse...

COMO SEMPRE SÃO OS ENSINOS BÍBLICOS, ESTE TEXTO É MUITO PERTINENTE.
MAIS AINDA QUANDO ANALISADO NO CONTEXTO DESTA CULTURA TÃO PERDIDA, SEM RUMOS.
BUSCAR A DEUS ENQUANTO SE PODE ACHAR, EIS O SEGREDO.
UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Um dos grandes ensinamentos em minha vida nesses quatro anos foi buscar a Deus com confiança. Aprendi a esperar nEle e a viver cada dia como se fosse o primeiro de minha vida.
Obrigada por me ensinar isso.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...