terça-feira, 30 de dezembro de 2008

como buscar a Deus


Um novo ano se aproxima, tempo de fazer planos. Neste planejamento uma perguunta é considerada: O que vou ganhar com isto? Esta é uma pergunta que, verbalmente expressada ou não, é a base de todas as nossas atividades, incluindo nossos alvos e planos. Queremos saber se receberemos algo por realizar as coisas que realizamos. E o que nós mais queremos ganhar é a felicidade. Ser feliz em 2009 é a recompensa maior que buscamos. No entanto a felicidade não é algo a ser buscado por si mesma, quando ela é buscada por si mesma ela não é alcançada. Ela é resultado de uma outra busca, a busca por Deus. Este deve ser o alvo maior de nosa vida. Deve estar no topo da agenda de 2009 (Amós 5.6,7). O que ganhamos em buscar a Deus ?
Em primeiro lugar vamos ver o que se perde quando não se busca a Deus.
As pessoas que não buscam a Deus, irão buscar outras ajudas, e isto trará o castigo de Deus sobre elas. Veja os exemplos: Saul, buscou a ajuda de uma médium, foi atrás de consultar mortos, e não buscou o Senhor, Deus o entregou à morte por causa disto (1 Cr 10.13,14). O povo de Israel, na época de Isaías, buscou a ajuda do Egito, porque este país tinha exércitos bem armados e com uma boa cavalaria para a guerra, e não buscou o Senhor, que é Soberano e Sábio, por causa disto, tanto Israel como o Egito seriam consumidos (Is 31.1-3). O povo de Judá, resolveu buscar em adoração a Baal, Milcom, o sol, a lua e as estrelas, e não buscaram o Senhor, por isto Deus destruiria a todos (Sofonias 1.3-6).
O ímpio não busca os mandamentos de Deus, por isto está longe da salvação (Sl 119.155). Quem não busca a Deus fica sem discernimento, não sabe fazer as coisas do modo correto, não toma decisões acertadas, e por isso não poderá prosperar ( Jr 10.21)
O Senhor é bom para os que o buscam (Lm. 3.25), e concede ricas bênçãos para estas pessoas. A maior das bênçãos é Sua própria presença (1 Cr 28.9), Deus se deixa achar por quem o busca, e se faz presente na vida desta pessoa. Ele nunca desampara os que O buscam (Sl 9.10)
Com a Sua presença outras bênçãos acompanham. O repouso (2 Cr 14.6-8; Is 65.10). Este repouso vem da segurança de se andar com Deus, da tranqüilidade que Sua paz trás. A confirmação de Sua vontade em nossas vidas, foi isto que aconteceu com o rei Josafá. Ele buscou a Deus, e o Senhor estabeleceu o reino em suas mãos (2 Cr 17.3-5). A liberdade, é outra bênção para quem busca os mandamentos de Deus (Sl 119.45). O salmista diz que se empenha (busca) os mandamentos de Deus, e por isso podia viver com largueza (liberdade). A liberdade autêntica está em andar na presença de Deus, pois Ele nos liberta da escravidão dos nossos desejos, da pressão dos homens, dos temores, e tudo o mais que nos aprisiona. Deus faz prosperar os que O buscam, como fez com o rei Amazias (2 Cr 26.5). Ele não deixa faltar nada a quem O busca ( Sl 34.10), pois Ele é tudo que nós precisamos, e quando o buscamos de todo coração ficamos plenamente satisfeitos com Ele.
A busca de Deus, trás felicidade, felizes são os que buscam de todo coração (Sl 119.2). Quem busca o bem, alcança favor, isto é prazer, deleite (Pv 11.27). Buscar a Deus vai trazer vida. Foi isto que Deus anunciou ao povo de Israel na época de Amós (5.6,7) Buscai o Senhor e vivei. A verdadeira vida está em Deus. Você quer ter vida? Busque o Senhor.

3 comentários:

Marcos Aurélio Melo disse...

QUE EM 2009, O SENHOR DEUS CONTINUE SEMPRE SENDO GLORIFICADO ATRAVÉS DO MINISTÉRIO QUE ELE CONFIOU AO PASTOR ALMIR.
UM FORTE ABRAÇO AQUI DO SERTÃO DE PERNAMBUCO.

FELIZ 2009, NA PRESENÇA SEMPRE CONFORTADORA DO BONDOSO DEUS!

Anônimo disse...

Levei tempo para entender como um objetivo prioritário transforma o objetivo secundário em instrumento. Buscando felicidade em Deus, fazemos de Deus um instrumento e não agimos com Deus de modo adequado. Buscando Deus, alcançaremos a melhor de todas as pessoas e o objetivo mais elevado e feliz de ser aclcançado.

Fàtima Regina disse...

Próspero 2009!
Neste ano que se inicia vem a minha mente o salmo número 1, que por providencia nos mostra as condições de felicidade e infortunio,ligados a obediencia e a desobediencia a sua palavra, louvado seja Deus por sua direção em nossa vida.Bem aventurado seu ministério que tanto direciona almas através da luz de Cristo.
Deus te abençõe.

Fátima Regina.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...