terça-feira, 1 de janeiro de 2008

VÁ PELO LIVRO

Certa senhora comprou uma máquina de costura moderna e por alguns dias tentou manuseá-la, mas sem sucesso. A máquina tinha vindo sem o manual. Voltou ao vendedor, reclamou e recebeu o manual. Dias depois o vendedor lhe telefonou perguntando se a máquina estava funcionando, ao que ela respondeu: “Vai perfeitamente bem. Eu estou indo pelo livro. Está uma maravilha!”
            Todos nós recebemos algo bem mais complexo do que uma máquina de costura moderna. A nossa vida. Ela é complexa por causa do pecado. Eclesiastes 7.29 diz: Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” Deus deu ao homem a habilidade de viver de modo correto, sem desvios. Garantiu ao homem a possibilidade de interpretar a vida conforme a realidade. O homem, porém, buscou muitos atalhos, desprezando o conhecimento de Deus e seguindo as más imaginações de seu coração, e, com isso, tornou a vida complicada (Gn 6.5). Foi como se Deus traçasse um caminho reto para o homem, mas ele tivesse buscado vários outros roteiros que o fizeram entrar em um labirinto.
            Sendo misericordioso, Deus nos deu um manual, a Bíblia sagrada. Seguindo as instruções desse manual, evitamos nos meter nos labirintos e permitir que a vida siga seu curso planejado por Deus.
A palavra de Deus é a semente que faz brotar a vida de Deus em nossos corações. Jesus disse: Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.” (Lc 8.11). Esta semente gera uma vida incorruptível: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1 Pd 1.23). A nova vida é gerada em nós pelo querer de Deus e Ele usa a Palavra que Ele nos deixou: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” (Tg 1.18).
A palavra de Deus produz a fé em nossos corações: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10.17). É o ouvir e crer na Palavra de Deus que traz o Espírito Santo em nossos corações: em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef 1.13).
Nosso crescimento espiritual depende de nos alimentarmos com a Bíblia. Ela é o leite que nos faz crescer em nossa salvação. “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,”( 1 Pd 2.2). Vários textos bíblicos nos mostram que ela é nosso alimento: Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. (Jr 15.16); Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mt 4.4); Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido (1 Tm 4.6).
Para quem quer ter a salvação e nela crescer, só há um meio: ir pelo livro. Leia a Bíblia, aprenda suas instruções e obedeça.  É isto que faz a vida funcionar.
Pegue um calendário de leitura anual da Bíblia, ore pedindo forças a Deus e acompanhe a leitura cada dia. Você verá sua salvação crescer! Vá pelo livro!  





RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...