sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CUIDADO, A TENTAÇÃO É ESPERTA

    Em Gênesis 3.1 diz Mas a serpente, mais sagaz.... A palavra sagaz é usada no Antigo Testamento tanto com conotações positivas ( exemplo: “prudente” em Provérbios 13.16), como negativas (exemplo: “astuto” em Jó 5.12). Creio que o sentido que liga estes dois usos é o de ser esperto para empreender os melhores meios, e assim  conseguir o que deseja. Quando usado para o bem, ela é a prudência, quando usada para o mal, ela se torna a astúcia.
     Foi assim que os gibeonitas procederam com Josué, fingiram algo que não eram, para alcançar seu objetivo de não serem destruídos pelos israelitas (Josué 9.4).     

    A palavra usada no Novo Testamento ( 2 Coríntios 11.3) tem em sua formação a ideia de alguém que é “capaz de qualquer trabalho”, mas depois passou a ser usada para indicar alguém que é “capaz de fazer qualquer coisa” para atingir seus objetivos, i.e. alguém sem princípios.      
    Como os inimigos de Jesus que usaram de astúcia para tentar pegá-lo em uma armadilha (Lucas 20.23), fizeram isto usando pessoas que se fingiam de justos (Lucas 20.20). Outros que assim procediam eram os falsos mestres que usavam métodos enganosos no ensino (Efésios 4.14).
    Ainda hoje Satanás tem seus métodos para tentar nos enganar e colocar contra Deus (Efésios 6.11). Ele pensa e faz planos (2 Coríntios 2.11), e seu planos são sagazes.     A tentação é esperta, ela vai usar os melhores meios para nos colocar contra Deus.  Ela é capaz de qualquer coisa para nos fazer cair em pecado. Cuidado!

3 comentários:

Anônimo disse...

temos que nôs lembrar que o inimigo sempre traça as melhores estratégias para vecer seu adversário,por isso vigie o seu ponto fraco,pois na hora da batalha é justamente lá que satanás tentara atingilo

eliana varela disse...

Os planos de Deus para nossa vida são muito maiores do que as astúcias de satanás,portanto, devemos está sempre em vigilância, o diabo é sujo, e fica ao nosso derredor só procurando uma brecha, e uma vez que ele vence, os planos de Deus na nossa vida não se realizam.

Agrimar disse...

Quando a Bíblia fala que satanás é o mais sagaz, que pode tomar a forma de um anjo de luz, e que está em guerra contra o Deus Todo-Poderoso, eu entendo que está falando de um ser cujo poder e sabedoria estão a anos-luz do homem. De modo que, ao mesmo tempo em que ele executa seus planos de forma aberta e descarada, também tem a capacidade de agir de uma forma tão sagaz, em certas circunstancias, que crentes contribuiam para os propósitos dele pensando que com isto estão tributando um serviço a Deus.

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...