quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Meditação do dia - Conhecer a Deus, modo de evitar a degradação moral

Existe uma lei no universo que nos atrai sempre para baixo: a lei da gravidade. Para escaparmos de sua força precisamos de algo que nos sustente e mantenha nosso equilíbrio.
Mas há outra força que nos atrai para baixo: a força do pecado.Cedo em nossa vida ela se faz presente, e continua nos acompanhando até nossa morte, sempre exercendo forte atração para nos levar ao mal. Precisamos de algo que nos impeça de cair em suas garras.
O conhecimento de Deus é o que pode nos impedir de cair na imoralidade. Precisamos conhecer Deus para evitar nossa degradação moral.
Em Romanos 1.18-32 nos é mostrado que a rejeição ao conhecimento de Deus leva à degradação moral.
O texto nos diz que Deus tem se revelado. Aquilo Dele que pode ser conhecido, já que Ele não pode ser conhecido em Sua totalidade, em virtude de nossa finitude e pecaminosidade, Ele revelou claramente a nós,
Mas este conhecimento tem sido desprezado. Tentam suprimir a verdade, e no lugar colocar a injustiça e impiedade (verso 18), mudam a verdade em mentira (verso 25).
Não há uma atitude apropriada ao conhecimento de Deus (verso 21). Antes da degradação moral há uma atitude de rebeldia, de não respeitar a Deus como Deus, não ter uma atitude de gratidão e reconhecimento da glória devida a Ele. A rejeição de Deus começa com um ato da vontade, é uma decisão voluntária e consciente de cada homem, querer ser senhor do seu destino e recusar dobrar-se diante Daquele que nos criou.
Depois vem a deterioração mental. Perde-se o contato com a realidade. Rejeitar o conhecimento de Deus é rejeitar a realidade. Passa-se a usar discursos vazios para expressar a falta de senso, O homem passa a viver no escuro de seu intelecto. Sua loucura é tão grande que não a percebe, pelo contrário reivindica ser sábios (Versos 21,22)
Como resultado de ter rejeitado o conhecimento de Deus, Deus permite que as pessoas sigam seus próprios desejos imorais contrários à natureza e à realidade (versos 24,26,28), vivendo em completa degradação moral. No final receberão o justo juízo de Deus (verso 32).
A rejeição do conhecimento do bem vai nos levar a querer o mal, tanto individual como coletivo.
O modo de mudar nossa vida para o bem é conhecer a Deus. O modo de evitarmos nossa completa queda na imoralidade é apegar-se ao conhecimento de Deus.

Um comentário:

Rinaldo Santana disse...

Marivilhoso post, é de fundamental importancia conhecer a Deus, oseias 4.6 O povo foi destrido por falta de conhecimento, Oseias 6.3 O Profeta faz um apelo conheçamos e prossigamamos em conhecer a Deus.

Em Cristo
José Rinaldo de Santana

www.rinaldoeapalavra.blogspot.com

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...