terça-feira, 18 de setembro de 2007

O SEGREDO DO SUCESSO


         José do Egito foi bem sucedido em todas as situações. Chegou a ser primeiro ministro do Egito, que era a grande potência na sua época. Nesta função, foi usado por Deus para salvar da destruição pela fome, tanto a nação egípcia, como os povos vizinhos, incluindo sua própria família e futura nação de Israel.
         Mas sua vida não foi fácil! Foi cheia de mudanças repentinas e trágicas. Sua mãe morreu quando ainda era menino. Sendo criado no meio de uma família marcada pela disputa, inveja e maus exemplos dos irmãos mais velhos. No meio desta família foi bem sucedido. Tornou-se o filho querido e de confiança de seu pai.  Por isso foi odiado por seus irmãos. Estes planejaram mata-lo, e isto muito angustiou sua alma (Gênesis 42.21,22). Concluíram que era melhor vende-lo como escravo para uma caravana de mercadores.  
Assim foi parar no Egito e comprado pelo chefe da guarda do Faraó. Lá também foi bem sucedido, de escravo foi promovido a administrador geral. Quando a vida parecia que ia se estabilizar, foi assediado pela esposa do chefe, manteve-se fiel a Deus. A mulher rejeitada e irada, acusou-o injustamente, e ele foi para os porões da prisão do Egito.  
Na prisão, José também fez sucesso,  tornou-se homem de confiança do carcereiro. E de lá saiu para ser vizir do Egito.
Em todas estas situações ele foi estrela, brilhou.
Qual o segredo de José? Em Gênesis 39, lemos que era a presença e bênção de Deus em sua vida. Seis vezes neste capítulo é dito que o Senhor estava com José e o abençoava. Não notamos José reclamando, ou culpando alguém por seu destino. Apenas obedecendo a Deus, e cumprindo suas responsabilidades em todas as situações. Isto é que é ser pro-ativo!
Não importa a nossa situação: por baixo, por cima, empregado, desempregado, com família, sem família, acolhido, abandonado, traído, apoiado. O que vai fazer a diferença não é a situação, mas a presença e bênção de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...